O Bairro Comercial Digital de Abrantes está numa fase avançada de implementação, com diversas infraestruturas já visíveis e em funcionamento no centro histórico.

O “Agora Abrantes”, como foi designado, é uma iniciativa estratégica que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Abrantes, Constância, Mação, Sardoal e Vila de Rei e conta com um investimento de aproximadamente 800 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O objetivo central passa por modernizar e dinamizar o comércio local no centro histórico de Abrantes, disponibilizando ferramentas digitais inovadoras que possam aumentar a competitividade dos comerciantes e melhorar a experiência dos consumidores.


Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, sublinha que “este projeto permite-nos ter um centro histórico mais moderno, atrativo e adaptado às novas formas de consumo, colocando a tecnologia ao serviço de quem vive, trabalha ou visita Abrantes”.

Com a disponibilização de Wi-Fi gratuito em diversos pontos do centro histórico, os comerciantes, residentes, clientes e todos os que visitam Abrantes passam a dispor de uma ligação rápida à internet. Neste momento, já se encontram instalados 13 dos 18 pontos de acesso Wi-Fi, estando os restantes em fase final de implementação.

Os MUPIs digitais instalados fornecem informações úteis sobre o comércio local, eventos, agenda cultural e serviços públicos, permitindo ainda que os utilizadores consultem menus, reservem mesas em restaurantes ou adquiram bilhetes para espetáculos e atividades na cidade. Atualmente, os sete MUPIs contemplados no projeto já estão operacionais.

Uma das peças centrais do projeto é o portal do Bairro Comercial Digital, que reunirá todas as lojas aderentes num único espaço digital, permitindo aos comerciantes expandirem a sua presença online e alcançarem novos clientes. O portal encontra-se na fase final de testes, estimando-se que durante este mês de março fique totalmente operacional.

A monitorização do tráfego pedonal e rodoviário no centro histórico permitirá recolher dados valiosos sobre os padrões de circulação de pessoas e veículos, auxiliando os comerciantes na adaptação das suas estratégias comerciais, e contribuindo para uma gestão mais eficiente do espaço público. Atualmente, dois dos doze sensores de monitorização previstos já estão instalados.

A gestão inteligente do estacionamento é outra das valências do projeto, permitindo que os condutores consultem, através dos MUPIs  da aplicação Abrantes360 e na futura App Agora Abrantes, a disponibilidade de lugares em tempo real, reduzindo o tempo de procura por estacionamento. Já foram instalados 322 sensores, faltando apenas equipar alguns lugares de estacionamento.

Para facilitar as compras e incentivar o comércio eletrónico, serão ainda instalados cacifos inteligentes, que permitirão a recolha de encomendas a qualquer hora do dia, sem restrições de horário comercial. Esta solução oferece mais comodidade aos consumidores e cria novas oportunidades de negócio para o comércio tradicional. A instalação dos smartlockers está prevista para as próximas semanas.

Em paralelo com todas as infraestruturas físicas colocadas ao serviço da comunidade, será disponibilizado um programa de formação para os comerciantes, capacitando-os para utilizarem as ferramentas digitais disponíveis no projeto, incluindo estratégias de comércio eletrónico, marketing digital e gestão de plataformas online, garantindo assim uma adaptação eficaz às novas dinâmicas do mercado. As inscrições para a formação abrem em março.

“Queremos que os nossos comerciantes tenham as mesmas oportunidades que as grandes empresas têm no acesso aos mercados digitais. Com esta iniciativa, estamos a dar-lhes ferramentas para crescerem, inovarem e chegarem a todo o mundo, sem perderem a proximidade, autenticidade e a confiança que caracteriza o nosso comércio tradicional”, reforça Manuel Jorge Valamatos.

O Bairro Comercial Digital de Abrantes é uma iniciativa que se integra na estratégia de inovação e modernização do centro histórico, posicionando Abrantes na linha da frente da transição digital no comércio local.

Leia também...

Dois condutores detidos com álcool e 18 multados por falta de inspecção

A Polícia de Segurança Pública deteve dois condutores em estado de embriaguez e multou 18 por falta de inspeção periódica obrigatória, entre os dias…

E a velha Scalabis foi iluminada pelos Night Runners!… Por Ricardo Segurado

Sábado, dia 22 de abril voltou a ser dia de festa. Santarém foi novamente iluminada pelos corredores da noite. A Scalabis Night Race, na…

Mais operacionais e menos meios aéreos no combate a incêndios para este ano

 Os operacionais envolvidos no combate aos incêndios rurais vão aumentar ligeiramente este ano, estando previstos para os meses considerados mais críticos 14.155 elementos, mas…

Município de Torres Novas promove Caminhada

O Município de Torres Novas vai promover, nos dias 18 e 19 de Março, a Caminhada de Vargos. Com um percurso de cerca de…