Foi aprovado esta terça-feira, 6 de outubro, pelo Banco Português de Fomento, o financiamento para o projeto Fresh 52, destinado à produção de cenouras bebé na região de Santarém. A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, na sequência de uma reunião de trabalho entre o executivo e os responsáveis da empresa.
Numa publicação efetuada nas suas redes sociais oficiais, o presidente da Câmara destaca a importância da reunião realizada nos Paços do Concelho, em maio de 2025, com Gonçalo Regalado, presidente do Banco Português de Fomento, para apresentar o projeto e reforçar o seu carácter estratégico para o território.
“Com um investimento global previsto de cerca de 100 milhões de euros, este projeto tem a ambição de fazer de Santarém a capital europeia das cenouras bebé, destinando 98% da produção à exportação”, afirma o autarca.
João Leite adianta que os promotores pretendem iniciar a construção da fábrica em Pernes até ao final de março de 2027, com um prazo previsto de 20 meses de execução. O presidente da autarquia sublinha ainda que a obra constitui uma oportunidade para criar emprego, valorizar a agricultura, trazer tecnologia e abrir novos mercados aos produtores da região.
