O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre os resíduos da indústria de curtumes encontrados, no início de Maio, por elementos da ASAE junto a uma unidade industrial em Alcanena.

Em comunicado, partido refere que a deputada Fabíola Cardoso e o deputado Nelson Peralta querem saber se o solo e as linhas de água se encontram contaminados e se vão ser aplicadas medidas de recuperação ambiental. Para além disso, o BE pergunta também sobre as consequências para os infractores e se o Governo conhece outros depósitos ilegais de resíduos da indústria de curtumes em Alcanena.

No documento entregue na Assembleia da República, a deputada e o deputado salientam que o Bloco de Esquerda “tem vindo a alertar para um conjunto vasto de episódios de poluição provocados por unidades industriais de curtumes em Alcanena que muito têm prejudicado a qualidade de vida da população e a biodiversidade.”

Recorde-se que, no passado dia 10 de Maio, a ASAE tornou pública uma inspecção levada a cabo numa indústria de curtumes de Alcanena, por suspeita de crime ambiental. Na operação foram realizadas escavações junto à unidade industrial que comprovaram a existência de raspas azuis e verdes (resíduos industriais), lamas provenientes das lagoas e resíduos de construção e demolição. A ASAE informou haver indícios de contaminação de solos e lençóis freáticos.

“Os deputados do Bloco de Esquerda exigem a aplicação de medidas verdadeiramente dissuasoras da irresponsabilidade dos poluidores, pois defendem que a população de Alcanena tem direito a usufruir de um ambiente limpo e aprazível”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Município de Abrantes assina protocolos com colectividades no valor de mais de 850 mil euros

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Abrantes apoiou as associações do concelho com quase seis milhões de euros no âmbito do FinAbrantes –…

Bombeiros de Fátima celebram 20º aniversário

Os Bombeiros de Fátima completaram no passado domingo, 20 anos de existência e assinalaram a efeméride com uma cerimónia que reuniu entidades oficiais, sócios…

Câmara de Alcanena acusa Liga dos Bombeiros de “prepotência”

A Câmara de Alcanena criticou a “tentativa de interferência” da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na comunicação entre as corporações de bombeiros do concelho…

Mercadona renova apoio à campanha do Banco Solidário Animal

Pelo quarto ano consecutivo a solidariedade animal volta a estar no centro das atenções da Mercadona, anuncia a entidade em comunicado. Entre os dias…