A Câmara de Alpiarça abriu um inquérito e está a “ouvir todas as partes intervenientes” sobre uma alegada agressão de um funcionário da autarquia a um dirigente sindical, disse hoje fonte camarária.

“Estamos a verificar o que se passou e a fazer um levantamento e um processo de inquérito aos envolvidos”, disse à Lusa o chefe de gabinete da Câmara de Alpiarça, Abel Pedro.

A alegada agressão terá acontecido na passada quarta-feira, quando o secretário do Gabinete de Apoio aos vereadores, Manuel Colhe, terá tentado “impedir que o plenário do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL)” marcado para quinta-feira, “se realizasse, alegando que a autarquia ia conceder a parte da tarde aos trabalhadores, por se celebrar o Dia da Ascensão”, lê-se num comunicado divulgado pelo STAL.

Segundo o sindicato, “perante a recusa de alteração da data de plenário”, Manuel Colhe terá tentado agredir o dirigente sindical Miguel Miranda, tendo sido necessária a intervenção de um trabalhador, “evitando assim que a agressão se concretizasse”.

De acordo com Abel Pedro, a câmara já tinha uma série de atividades programadas e perguntou “se havia a possibilidade, por parte do STAL, de alterar a data do plenário.

O chefe de gabinete diz ainda que o STAL “não acedeu a esta alteração e o plenário decorreu, na quinta-feira, dia 09”.

O STAL acusa o funcionário da Câmara de Alpiarça de ”tentativa de limitação da atividade sindical”, referindo “que este comportamento intimidatório é recorrente, tendo-se já verificado noutras ocasiões”.

Este sindicato diz ainda que “repudia fortemente tais atitudes, que atentam contra o direito à liberdade da atividade sindical”, e lamenta que este episódio tenha acontecido no 50.º Aniversário da Revolução de Abril, de cujas muitas conquistas uma sobressai relativamente à defesa dos direitos dos trabalhadores: a liberdade sindical”.

Num comunicado, o município de Alpiarça defende que o “executivo sempre trabalhou com proximidade com todos os trabalhadores, sem distinção, integrem ou não uma estrutura sindical”, assegurando “o respeito pelos mais elementares direitos e liberdades que lhes estão conferidos, incluindo a melhoria permanente das suas condições de trabalho.

Leia também...
Foto ilustrativa

Santarém celebra o Dia Mundial do Animal

Por ocasião do Dia Mundial do Animal cerca de 40 crianças, do…

Ciclista de Fazendas de Almeirim é campeão nacional de fundo de cadetes

João Nunes venceu ao sprint.

Homem de 48 anos detido por perseguir e ameaçar de morte ex-companheira em Almeirim

Um homem de 48 anos foi detido pela GNR por violência doméstica…

Cerca de 40 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu,…