A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 15 de Setembro, na Falcoaria Real, o quinto livro infantil dedicado à história do Concelho, numa sessão que contou com a presença dos autores e com grande adesão por parte do público.

A fábula “O Falcão e a Formiga” da escritora Rita Ferro, ilustrado por Pedro Rocha e Mello, junta-se à colecção de livros já publicados pela autarquia com o objectivo de promover e divulgar a Falcoaria Real, dando a conhecer aos mais novos a história do Concelho de Salvaterra de Magos de uma forma divertida e didática, incentivando a hábitos de leitura.

Na sessão de lançamento, inserida na 5ª edição das Jornadas de Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, recordou os livros já publicados pela autarquia e sublinhou: “O Falcão e a Formiga” é uma ótima sugestão de leitura”. “Ler é divertido e faz bem à saúde”, acrescentou.

Pedro Rocha e Mello agradeceu o convite da Câmara Municipal e explicou que esta “é a primeira vez que se dá voz aos falcões, eles falam, têm personalidade e criam uma amizade improvável com formigas”. “Foi muito divertido descobrir, enquanto ilustrador, como poderia desenhar cada falcão em função da personalidade que a Rita foi dando a cada um”, adiantou.

Para Rita Ferro “foi uma aventura enorme e um retorno às origens porque a minha família é de Salvaterra de Magos. Tenho 32 livros publicados, vários livros infantis, mas fábula é a primeira, por isso gostei muito”.

A autora recorre a uma família de falcões para transmitir aos mais novos que nunca devem desistir dos seus sonhos, mas sim lutar por eles, aproveitando também a oportunidade para relembrar aos pais que devem preparar os filhos para voar.

À semelhança de anos anteriores, a iniciativa assumiu um cariz solidário, já que as crianças e adultos presentes puderam trocar o livro autografado por uma embalagem de cereais para distribuir pelas crianças carenciadas do Concelho através do projecto municipal “Loja Social”.

“O Falcão e a Formiga” junta-se a outros livros infantis publicados pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nos últimos quatro anos: “O Amigo Voador” (2014) de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Rocha e Mello; o Diário do Guigas I e II (2015 e 2016) de Maria João Lopo de Carvalho, ilustrado por Pedro Semeano & Susana Diniz; e “O Príncipe D. Luís e o Mistério do Mapa Roubado. Salvaterra de Magos ano de 1515” (2017) de Isabel Stilwell com ilustrações de Miguel Cardoso.

Leia também...

“Raízes e Novos Horizontes” em exposição no Centro Cultural de Santarém

A exposição RAS#8, Residência Artística promovida pelo Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) sob o tema “Raízes e Novos Horizontes” é inaugurada este sábado,…

Apresentado livro e passaporte para valorizar turismo nos municípios com montado de sobro e cortiça

O projecto “Montado de Sobro e Cortiça” vai apresentar hoje em Coruche o livro e o passaporte “Um território a descobrir – Montado e…

Crónica: Cruzeiro Religioso do Tejo entra no Concelho de Santarém com a etapa que ligou Azinhaga às Caneiras

Crónica da Confraria Ibérica do Tejo: O sábado 9 de Junho anunciava que S. Pedro não tinha alterado o seu humor da véspera e…

Pedro Barroso, rock e metal na programação do “Verão In. Str… é um Espanto!” de 24 a 30 de Agosto

Concerto com “Pedro Barroso”, no Largo do Seminário Mais um grande concerto integrado na iniciativa “Verão In. Santarém… é um Espanto!”, com Pedro Barroso,…