A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 15 de Setembro, na Falcoaria Real, o quinto livro infantil dedicado à história do Concelho, numa sessão que contou com a presença dos autores e com grande adesão por parte do público.

A fábula “O Falcão e a Formiga” da escritora Rita Ferro, ilustrado por Pedro Rocha e Mello, junta-se à colecção de livros já publicados pela autarquia com o objectivo de promover e divulgar a Falcoaria Real, dando a conhecer aos mais novos a história do Concelho de Salvaterra de Magos de uma forma divertida e didática, incentivando a hábitos de leitura.

Na sessão de lançamento, inserida na 5ª edição das Jornadas de Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, recordou os livros já publicados pela autarquia e sublinhou: “O Falcão e a Formiga” é uma ótima sugestão de leitura”. “Ler é divertido e faz bem à saúde”, acrescentou.

Pedro Rocha e Mello agradeceu o convite da Câmara Municipal e explicou que esta “é a primeira vez que se dá voz aos falcões, eles falam, têm personalidade e criam uma amizade improvável com formigas”. “Foi muito divertido descobrir, enquanto ilustrador, como poderia desenhar cada falcão em função da personalidade que a Rita foi dando a cada um”, adiantou.

Para Rita Ferro “foi uma aventura enorme e um retorno às origens porque a minha família é de Salvaterra de Magos. Tenho 32 livros publicados, vários livros infantis, mas fábula é a primeira, por isso gostei muito”.

A autora recorre a uma família de falcões para transmitir aos mais novos que nunca devem desistir dos seus sonhos, mas sim lutar por eles, aproveitando também a oportunidade para relembrar aos pais que devem preparar os filhos para voar.

À semelhança de anos anteriores, a iniciativa assumiu um cariz solidário, já que as crianças e adultos presentes puderam trocar o livro autografado por uma embalagem de cereais para distribuir pelas crianças carenciadas do Concelho através do projecto municipal “Loja Social”.

“O Falcão e a Formiga” junta-se a outros livros infantis publicados pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nos últimos quatro anos: “O Amigo Voador” (2014) de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Rocha e Mello; o Diário do Guigas I e II (2015 e 2016) de Maria João Lopo de Carvalho, ilustrado por Pedro Semeano & Susana Diniz; e “O Príncipe D. Luís e o Mistério do Mapa Roubado. Salvaterra de Magos ano de 1515” (2017) de Isabel Stilwell com ilustrações de Miguel Cardoso.

Leia também...

Igreja da Misericórdia de Coruche classificada como monumento de interesse público

A Igreja da Misericórdia de Coruche, fundada em 1580, foi classificada esta quinta-feira, 26 de Março, como monumento de interesse público, por se tratar…

Inaugurado novo polidesportivo na Escola EB1/JI de Tramagal

O novo polidesportivo instalado no espaço exterior da Escola EB1/JI de Tramagal, concelho de Abrantes, foi inaugurado na passada quinta-feira, 29 de Abril, num…

Governo abre concurso de apoio a projectos artísticos com 100 mil euros

A abertura do concurso no âmbito do Programa de Apoio a Projectos – Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa, com um financiamento disponível de…

“Coisinha Sexy” estreia em Santarém

Integrado no programa da Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, o actor Paulo Patrício vai estrear o seu novo espectáculo “Coisinha Sexy”. Uma…