A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 15 de Setembro, na Falcoaria Real, o quinto livro infantil dedicado à história do Concelho, numa sessão que contou com a presença dos autores e com grande adesão por parte do público.

A fábula “O Falcão e a Formiga” da escritora Rita Ferro, ilustrado por Pedro Rocha e Mello, junta-se à colecção de livros já publicados pela autarquia com o objectivo de promover e divulgar a Falcoaria Real, dando a conhecer aos mais novos a história do Concelho de Salvaterra de Magos de uma forma divertida e didática, incentivando a hábitos de leitura.

Na sessão de lançamento, inserida na 5ª edição das Jornadas de Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, recordou os livros já publicados pela autarquia e sublinhou: “O Falcão e a Formiga” é uma ótima sugestão de leitura”. “Ler é divertido e faz bem à saúde”, acrescentou.

Pedro Rocha e Mello agradeceu o convite da Câmara Municipal e explicou que esta “é a primeira vez que se dá voz aos falcões, eles falam, têm personalidade e criam uma amizade improvável com formigas”. “Foi muito divertido descobrir, enquanto ilustrador, como poderia desenhar cada falcão em função da personalidade que a Rita foi dando a cada um”, adiantou.

Para Rita Ferro “foi uma aventura enorme e um retorno às origens porque a minha família é de Salvaterra de Magos. Tenho 32 livros publicados, vários livros infantis, mas fábula é a primeira, por isso gostei muito”.

A autora recorre a uma família de falcões para transmitir aos mais novos que nunca devem desistir dos seus sonhos, mas sim lutar por eles, aproveitando também a oportunidade para relembrar aos pais que devem preparar os filhos para voar.

À semelhança de anos anteriores, a iniciativa assumiu um cariz solidário, já que as crianças e adultos presentes puderam trocar o livro autografado por uma embalagem de cereais para distribuir pelas crianças carenciadas do Concelho através do projecto municipal “Loja Social”.

“O Falcão e a Formiga” junta-se a outros livros infantis publicados pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nos últimos quatro anos: “O Amigo Voador” (2014) de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Rocha e Mello; o Diário do Guigas I e II (2015 e 2016) de Maria João Lopo de Carvalho, ilustrado por Pedro Semeano & Susana Diniz; e “O Príncipe D. Luís e o Mistério do Mapa Roubado. Salvaterra de Magos ano de 1515” (2017) de Isabel Stilwell com ilustrações de Miguel Cardoso.

Leia também...

Há um poeta que há 11 semanas entrega “poemas quentinhos ao domicílio todas as manhãs”

Foto: Zé Paulo Marques “Ai que prazer / Não cumprir um dever, / Ter um livro para ler / e não o fazer!”. É…

Tributo a Salgueiro Maia abre comemorações do 25 de Abril em Santarém

Um “tributo a Salgueiro Maia” abre, na quarta-feira, o programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém, que repete a reconstituição, na noite…

Apresentado livro sobre a paróquia de Vale da Pedra

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Vale da Pedra, Cartaxo, no âmbito da comemoração dos seus 25 anos, em 2020, organizou um…

Escritora de Santarém entre os três premiados do Concurso Literário Poeta António Aleixo

Ana Simão, residente em Santarém, foi a segunda classificada da primeira edição do Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo, que decorreu de 15…