A Câmara Municipal de Santarém aprovou a redução da participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para 4,75 por cento, abdicando de uma receita financeira na ordem dos 167.840 euros.

Em comunicado, a autarquia refere que esta é uma medida fiscal “no sentido de aliviar a carga fiscal sobre as famílias do concelho”.

A autarquia irá abdicar de 167.840 euros de receita, a favor dos sujeitos passivos, não isentos em sede de IRS e com domicílio fiscal no concelho de Santarém. Para obter este um benefício municipal, o munícipe terá apenas de entregar a declaração de IRS dentro dos prazos estipulados por Lei e o valor ser-lhe-á devolvido automaticamente sobre a forma de desconto no IRS.

Os municípios têm direito a uma participação variável até 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho em questão, relativo aos rendimentos do ano imediatamente anterior.

Leia também...

Sociedade Velha Filarmónica Riachense celebra aniversário com concerto no Teatro Virgínia

A Sociedade Velha Filarmónica Riachense vai assinalar o seu 135º aniversário com um concerto comemorativo no dia 2 de Março, sábado, às 21h30, no…

Exposição 100X100 inaugura dia 9 de Setembro em Torres Novas

A 3ª edição da 100×100, realizada em parceria entre o Museu Carlos Reis e o Município de Torres Novas, abre já no sábado, dia…

Tancos: Defesa de major Vasco Brazão de acordo com anulação do acórdão de julgamento

A defesa do major Vasco Brazão, antigo porta-voz da Polícia Judiciária Militar, mostrou-se “de acordo” com a decisão do Tribunal da Relação de Évora…

Almeirim está quase a finalizar instalação de tecnologia LED

Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um…