A Câmara Municipal de Santarém aprovou a redução da participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para 4,75 por cento, abdicando de uma receita financeira na ordem dos 167.840 euros.

Em comunicado, a autarquia refere que esta é uma medida fiscal “no sentido de aliviar a carga fiscal sobre as famílias do concelho”.

A autarquia irá abdicar de 167.840 euros de receita, a favor dos sujeitos passivos, não isentos em sede de IRS e com domicílio fiscal no concelho de Santarém. Para obter este um benefício municipal, o munícipe terá apenas de entregar a declaração de IRS dentro dos prazos estipulados por Lei e o valor ser-lhe-á devolvido automaticamente sobre a forma de desconto no IRS.

Os municípios têm direito a uma participação variável até 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho em questão, relativo aos rendimentos do ano imediatamente anterior.

Leia também...

Teqball de Santarém domina nas areias da Nazaré

O Estádio do Viveiro – Jordan Santos recebeu o I Open Beach Teqball Nazaré 2022, 3ª etapa do Circuito Nacional de Beach Teqball 2022,…

2.º Festival do Bunho e do Pão de Barbela e 5.ª Edição das Tasquinhas trazem vida à Moçarria 

A freguesia de Moçarria recebe até domingo, 6 de Outubro, o 2.º Festival do Bunho e do Pão de Barbela e a 5.ª Edição…

Pablo Hermozo de Mendoza em Santarém

Começamos o novo ano com uma grande novidade relativa à temporada 2023 em Santarém. A Associação Sector 9 deu nota num comunicado divulgado pela…

Santarém assinala Dia Internacional das Florestas

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, o Município de Santarém e a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) constituíram o primeiro Sumidouro de…