A Câmara Municipal de Santarém aprovou a redução da participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para 4,75 por cento, abdicando de uma receita financeira na ordem dos 167.840 euros.

Em comunicado, a autarquia refere que esta é uma medida fiscal “no sentido de aliviar a carga fiscal sobre as famílias do concelho”.

A autarquia irá abdicar de 167.840 euros de receita, a favor dos sujeitos passivos, não isentos em sede de IRS e com domicílio fiscal no concelho de Santarém. Para obter este um benefício municipal, o munícipe terá apenas de entregar a declaração de IRS dentro dos prazos estipulados por Lei e o valor ser-lhe-á devolvido automaticamente sobre a forma de desconto no IRS.

Os municípios têm direito a uma participação variável até 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho em questão, relativo aos rendimentos do ano imediatamente anterior.

Leia também...

Homem de 48 anos detido por perseguir e ameaçar de morte ex-companheira em Almeirim

Um homem de 48 anos foi detido pela GNR por violência doméstica esta sexta-feira, 2 de Julho, no concelho de Almeirim. Segundo a GNR,…

“Um livro permite-nos esquecer tudo por momentos e fazer-nos sonhar”

Natural de Santarém, Daniela Rosário é licenciada em Comunicação Social, possui uma Pós-Graduação em Ciências Documentais e é mestre em Desenvolvimento de Produtos de…

DGS recomenda protecção contra temperaturas elevadas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou à população que tome medidas de protecção contra o calor, face à previsão de subida das temperaturas, em…

Ricardo Segurado é o novo Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional

O escalabitano Ricardo Segurado é, desde o passado dia 29 de Março, o novo Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da…