A Vila de Azambuja vai receber a visita do Cardeal-Patriarca de Lisboa por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. D. Manuel Clemente presidirá à eucaristia a celebrar pelas 18h30 do dia 10 de Junho, na Igreja Matriz, em honra a Nossa Senhora dos Avieiros.

A celebração será o ponto alto da passagem deste evento ibérico pelo Concelho de Azambuja, a 10 de Junho, feriado nacional, o dia das festividades. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à ponte entre a Vala Real e a Vala do Esteiro está programada para as 17h30. Pelas 18h00, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município.

Chegado o cortejo à Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protectora dos avieiros, desta vez presidida pela mais alta figura da hierarquia católica em Portugal – o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente.

A despedida, de Azambuja, da imagem da padroeira está marcada para o dia 14, sexta-feira, para a etapa que levará o cruzeiro até Vila Franca de Xira. Será realizado novo cortejo, desde a Igreja Matriz até à rotunda da Praça de Toiros, onde a Imagem da Sra. dos Avieiros se despedirá da comunidade local.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia de Azambuja, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção, pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha e conta com o apoio das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano 2019, cumpre-se a sétima descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta edição 2019, que teve a partida no passado dia 25 de Maio em Rosmaninhal, terminará no próximo dia 23 de Junho na marina de Oeiras.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…