Milhares de foliões prometem vingar no domingo, 10 de Março, a partida pregada a por São Pedro que não permitiu a saída do corso carnavalesco na terça-feira, em Samora Correia, devido à chuva e vento forte.

Mais de meio milhar de figurantes irão integrar o corso com 12 carros alegóricos. Ninguém paga para assistir ao corso e a organização reserva centenas de lugares para estacionamento gratuito em vários pontos da cidade.

A ARCAS sugere que os forasteiros cheguem cedo à cidade, almocem num dos restaurantes da freguesia e “desfrutem de um excelente dia em Samora Correia”. As ementas integram as célebres enguias fritas ou de ensopado, o famoso Cozido de Carnes Bravas e os vários pratos de arroz carolino produzido na lezíria ribatejana.

Os convidados de honra do corso serão os jornalistas  da TVI Susana Pinto e José Manuel Santos que protagonizam a rubrica ” A Minha é Melhor que a Tua” em horário nobre. Os jornalistas aficionados da Festa Brava irão desfilar num carro alusivo ao Ribatejo com campinos, forcados e touros.

A Escola de Samba Unidos da AREPA promete colocar os olhos em bico com corpos esculturais e coreografias alusivas ao mundo oriental e aos encantos asiáticos.

Num carro cheio de cor, apresentam-se duas majestades de Samora Correia: os Reis do Carnaval Graça Cardoso e Paulo Faria que viram o seu reinado prolongado após uma cunha junto de São Pedro.

Desta vez, a organização prevê que o calor convide os corpos a despirem-se de preconceitos com gente de todas as idades a mostrar quase tudo sem complexos. Manuel Parracho quase nu, cumpre a tradição, e com a sua família de foliões apresenta uma sátira à greve cirúrgica dos enfermeiros.

Outros voos são prometidos pelos Galhofas Air Lines com a crítica à indecisão quando à localização do novo aeroporto. O grupo foliões promove o vinho e a vindima e concorre com o grupo que se apresenta com uma grade de minis gigante com corpos engarrafados.

A organização espera uma forte presença de foliões dado que Samora vai ter o único Carnaval da região fora de prazo e quem esteve noutros corsos vai rumar agora à cidade ribatejana.

O Carnaval de Samora, que se intitula o “maior do Ribatejo”, termina com o tradicional enterro do Santo Entrudo a partir das 21h00 deste “domingo de cinzas” improvisado nas ruas da cidade culminando com a queima do Santo padroeiro do Entrudo no Largo do Calvário.

A festa é organizada pela Associação ARCAS com o apoio das autarquias e do comércio local.

Leia também...

Tim Bernardes num concerto intimista no Teatro Sá da Bandeira

Tim Bernardes, músico, compositor, produtor musical e multi-instrumentista trouxe ao Teatro Sá da Bandeira, um concerto intimista, que se revelou num ambiente familiar e…

Centro Cultural do Entroncamento recebe Concerto de Natal “Hino de Amor”

No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21h30, o Centro Cultural recebe o Concerto de Natal “Hino de Amor”, inspirado no poema de João…

VÍDEO| Almeirim prepara nove dias de festa

Inauguram este sábado, dia 15, as Festas que assinalam a elevação de Almeirim a cidade. De cariz popular, a festa dura nove dias –…

Obras inéditas de José Afonso apresentadas nas Grutas de Lapas

As Grutas de Lapas recebem no próximo dia 22 de Abril, pelas 18h30, a apresentação da obra “José Afonso ao Vivo”, de Adelino Gomes…