Milhares de foliões prometem vingar no domingo, 10 de Março, a partida pregada a por São Pedro que não permitiu a saída do corso carnavalesco na terça-feira, em Samora Correia, devido à chuva e vento forte.

Mais de meio milhar de figurantes irão integrar o corso com 12 carros alegóricos. Ninguém paga para assistir ao corso e a organização reserva centenas de lugares para estacionamento gratuito em vários pontos da cidade.

A ARCAS sugere que os forasteiros cheguem cedo à cidade, almocem num dos restaurantes da freguesia e “desfrutem de um excelente dia em Samora Correia”. As ementas integram as célebres enguias fritas ou de ensopado, o famoso Cozido de Carnes Bravas e os vários pratos de arroz carolino produzido na lezíria ribatejana.

Os convidados de honra do corso serão os jornalistas  da TVI Susana Pinto e José Manuel Santos que protagonizam a rubrica ” A Minha é Melhor que a Tua” em horário nobre. Os jornalistas aficionados da Festa Brava irão desfilar num carro alusivo ao Ribatejo com campinos, forcados e touros.

A Escola de Samba Unidos da AREPA promete colocar os olhos em bico com corpos esculturais e coreografias alusivas ao mundo oriental e aos encantos asiáticos.

Num carro cheio de cor, apresentam-se duas majestades de Samora Correia: os Reis do Carnaval Graça Cardoso e Paulo Faria que viram o seu reinado prolongado após uma cunha junto de São Pedro.

Desta vez, a organização prevê que o calor convide os corpos a despirem-se de preconceitos com gente de todas as idades a mostrar quase tudo sem complexos. Manuel Parracho quase nu, cumpre a tradição, e com a sua família de foliões apresenta uma sátira à greve cirúrgica dos enfermeiros.

Outros voos são prometidos pelos Galhofas Air Lines com a crítica à indecisão quando à localização do novo aeroporto. O grupo foliões promove o vinho e a vindima e concorre com o grupo que se apresenta com uma grade de minis gigante com corpos engarrafados.

A organização espera uma forte presença de foliões dado que Samora vai ter o único Carnaval da região fora de prazo e quem esteve noutros corsos vai rumar agora à cidade ribatejana.

O Carnaval de Samora, que se intitula o “maior do Ribatejo”, termina com o tradicional enterro do Santo Entrudo a partir das 21h00 deste “domingo de cinzas” improvisado nas ruas da cidade culminando com a queima do Santo padroeiro do Entrudo no Largo do Calvário.

A festa é organizada pela Associação ARCAS com o apoio das autarquias e do comércio local.

Leia também...

“Uma noite no Convento de S. Francisco” por João Feneja e os Cupidos do Vietname

João Feneja e os Cupidos do Vietname apresentam-se em concerto, no coração da cidade de Santarém, a 17 de junho, com espetáculo ”Uma Noite…

Festival de Tunas Mistas do Ribatejo traz quatro tunas a Santarém

Após um interregno devido à pandemia covid-19, a IssóTuna – Tuna Académica do Ribatejo volta a realizar o seu festival de tunas mistas entre…

Antigos alunos celebram 64 anos de fundação da Escola Industrial e Comercial de Santarém

Os antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Santarém celebram o 64.º aniversário da fundação daquela escola amanhã, sábado, 29 de Fevereiro, no…

“AH Vida… no Convento”: Festival de Música e Arte no Coração de Santarém

Amanhã, sexta-feira, dia 20 de Dezembro, o Convento de S. Francisco, em Santarém, acolhe a primeira edição do festival “AH Vida… no Convento”, um…