O Dia Mundial do Livro celebra-se esta sexta-feira, 23 de Abril, e a Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem a dois historiadores do concelho falecidos recentemente, Maria Manuel Simão e Rogério Coito.

A autarquia cartaxense destaca os dois historiadores como os dois dos maiores conhecedores da sua história do Cartaxo e decidiu prestar homenagem à obra que ambos deixaram editada, através de dois eventos online aos autores e historiadores do concelho.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, as obras de Maria Manuel Simão e de Rogério Coito, “reflectem sobre os caminhos que trilhámos ao longo dos séculos. Permitem-nos conhecer as personalidades que marcaram a nossa vida política, social, cultural, artística. Dão-nos a conhecer as mulheres e os homens que nos antecederam, retractando-os no seu dia-a-dia, mas também nas lutas que que muitos travaram em nome de Portugal”.

No dia 23 de Abril, pelas 13h00 e às 18h00, a página de Facebook da Câmara Municipal do Cartaxo e da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, vão receber Ana Carina Azevedo e Mário Júlio Reis, que apresentarão livros de Maria Manuel Simão e Rogério Coito, respectivamente.

Ana Carina Azevedo é co-autora, com Maria Manuel Simão, do livro “Nas trincheiras da Flandres. Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”, editado pela Câmara Municipal do Cartaxo em 2019, e será esta a obra que vai apresentar. Mário Júlio Reis, amigo e companheiro na vida política de Rogério Coito, vai apresentar o livro “O Cartaxo nas Memórias Paroquiais de 1758”.

As obras de Maria Manuel Simão e Rogério Coito estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca Municipal do Cartaxo.

Leia também...

Mescla de sabores algarvios e escalabitanos à mesa do restaurante “O Torgal”

Cataplana de Peixe é o prato estrela reservado no menu.

Espaços culturais de Santarém receberam 50 mil pessoas no primeiro trimestre do ano

Ao longo dos primeiros seis meses deste ano de 2024, os relatórios…

Exposição mostra rostos dos opositores dos acontecimentos de Fátima

As figuras que se opuseram aos acontecimentos de Fátima em 1917 vão…

Atribuição do nome de António Amaral a uma sala do Centro Cultural é um acto de “gratidão”

António José Esteves Amaral, falecido a 23 de Julho deste ano, tem,…