O Dia Mundial do Livro celebra-se esta sexta-feira, 23 de Abril, e a Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem a dois historiadores do concelho falecidos recentemente, Maria Manuel Simão e Rogério Coito.
A autarquia cartaxense destaca os dois historiadores como os dois dos maiores conhecedores da sua história do Cartaxo e decidiu prestar homenagem à obra que ambos deixaram editada, através de dois eventos online aos autores e historiadores do concelho.
Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, as obras de Maria Manuel Simão e de Rogério Coito, “reflectem sobre os caminhos que trilhámos ao longo dos séculos. Permitem-nos conhecer as personalidades que marcaram a nossa vida política, social, cultural, artística. Dão-nos a conhecer as mulheres e os homens que nos antecederam, retractando-os no seu dia-a-dia, mas também nas lutas que que muitos travaram em nome de Portugal”.
No dia 23 de Abril, pelas 13h00 e às 18h00, a página de Facebook da Câmara Municipal do Cartaxo e da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, vão receber Ana Carina Azevedo e Mário Júlio Reis, que apresentarão livros de Maria Manuel Simão e Rogério Coito, respectivamente.
Ana Carina Azevedo é co-autora, com Maria Manuel Simão, do livro “Nas trincheiras da Flandres. Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”, editado pela Câmara Municipal do Cartaxo em 2019, e será esta a obra que vai apresentar. Mário Júlio Reis, amigo e companheiro na vida política de Rogério Coito, vai apresentar o livro “O Cartaxo nas Memórias Paroquiais de 1758”.
As obras de Maria Manuel Simão e Rogério Coito estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca Municipal do Cartaxo.