Patrulhamento apeado em todas as freguesias e acções de sensibilização são as medidas acordadas entre Câmara Municipal, Juntas de Freguesias e Posto Territorial da GNR do Cartaxo.

A reunião solicitada por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, ao comando do Posto Territorial da GNR do Cartaxo – na sequência dos assaltos ocorridos na última semana em algumas freguesias do concelho – decorreu esta terça-feira, 17 de Julho, no edifício-sede do Município.

Com o objectivo de reforçar a segurança no concelho, a reunião contou com a presença da Tenente Maria Cotrim, do Comandante do Posto Territorial da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior, e dos presidentes das juntas de freguesias de Vale da Pedra, Pontével e União de Freguesias de Ereira e Lapa.

De acordo com os dados estatísticos apresentados pela GNR do Cartaxo houve uma diminuição da criminalidade comparativamente ao ano passado – em período homólogo de 2017 foram registadas 179 ocorrências de crimes de atentado contra o património e 19 ocorrências de crimes contra pessoas idosas, números que, em 2018, desceram para 79 e 13, respectivamente. Paulo Belchior, Comandante do Posto Territorial da GNR do Cartaxo, salienta a diminuição do número de crimes de atentado contra o património, “são menos 100 ocorrências, número bastante significativo e representativo do esforço que temos feito para assegurar um maior patrulhamento em todas as freguesias do Cartaxo”.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, “estes números são um bom indicador e reflectem a coordenação que serviços municipais, juntas de freguesia e forças de segurança têm efectivado no que respeita à implementação de diversas acções de vigilância. De notar, porém, que a taxa de diminuição dos crimes contra pessoas idosas já não é tão elevada, pelo que considero de máxima urgência a realização de acções de sensibilização e prevenção, com especial enfoque para a população sénior”, referiu.

Como resultado da reunião, ficou o acordo de reforçar o patrulhamento apeado em todas as freguesias e a implementação de um programa de acções de sensibilização de prevenção contra o furto e burla dirigido a toda a população.

A Câmara Municipal, juntamente com as juntas de freguesia do concelho, assumiu ainda o compromisso de solicitar uma audiência ao Ministério da Administração Interna, para que meios humanos e operacionais do Posto Territorial da GNR do Cartaxo possam ser reforçados.

Leia também...

Portugal entrou em novo estado de emergência que inclui recolher obrigatório

Portugal entrou hoje em estado de emergência, desde as 00:00 até 23 de Novembro, para combater a pandemia de covid-19, impondo entre outras medidas…

CIMLT “apreensiva” e “desapontada” com Plano Nacional de Investimentos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está “apreensiva” e “desapontada” com a ausência de investimentos para a região no Plano Nacional de…

Santarém inaugura iluminação de Natal com fogo de artifício

Pouco passava das 18 horas quando as luzes de Natal foram ligadas junto ao Largo do Seminário, em Santarém, pelo presidente da Câmara de…

Despiste de motocross provoca um ferido grave na Póvoa da Isenta

Um homem ficou ferido com gravidade na tarde desta quarta-feira, 3 de Junho, na sequência de um despiste de um motociclo na freguesia de…