A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai abrir portas, este ano, em Castelo de Vide. Esta obra pretende homenagear o capitão de Abril, mas desempenha também um papel importante no preservar do legado histórico de Castelo de Vide.


A Casa da Cidadania irá localizar-se no castelo e contemplou uma intervenção de recuperação do mesmo para acolher um museu onde vai ficar todo o acervo pessoal do Capitão de Abril, uma vontade que deixou expressa em testamento.

O megafone usado pelo Capitão de Abril para exigir a rendição de Marcelo Caetano, no 25 de Abril de 1974, é apenas um dos muitos objectos icónicos que vão ficar expostos.
Este projecto contempla ainda uma segunda fase, posterior à abertura do museu, que diz respeito à parte social, nomeadamente a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.

Natural de Castelo de Vide, as referências a Salgueiro Maia estão um pouco por toda a sua vila Natal. A Casa da Cidadania será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 1 de Julho, dia em que o herói da Revolução completaria 77 anos.

Leia também...

Bombeiros de Almeirim apresentam exposição de coleccionismo

Os Bombeiros Voluntários de Almeirim inauguram no próximo dia 1 de Junho, uma exposição de coleccionismo no Quartel da corporação. A mostra de coleccionismo…

Materiais Diversos leva projetos premiados ao Festival Bons Sons

A dança e as artes performativas chegam ao Festival Bons Sons, em Cem Soldos, através da associação Materiais Diversos que no domingo apresenta os…

Coruche abre candidaturas para concurso de ideias e criatividade

O município de Coruche está a receber, até 23 de Março, candidaturas à 6.ª edição do concurso de ideias e criatividade do Montado de…

Projecto cultural leva teatro às freguesias de Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram o projecto cultural “Somos Todos um Rio” para levar programação, formação e…