A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai abrir portas, este ano, em Castelo de Vide. Esta obra pretende homenagear o capitão de Abril, mas desempenha também um papel importante no preservar do legado histórico de Castelo de Vide.


A Casa da Cidadania irá localizar-se no castelo e contemplou uma intervenção de recuperação do mesmo para acolher um museu onde vai ficar todo o acervo pessoal do Capitão de Abril, uma vontade que deixou expressa em testamento.

O megafone usado pelo Capitão de Abril para exigir a rendição de Marcelo Caetano, no 25 de Abril de 1974, é apenas um dos muitos objectos icónicos que vão ficar expostos.
Este projecto contempla ainda uma segunda fase, posterior à abertura do museu, que diz respeito à parte social, nomeadamente a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.

Natural de Castelo de Vide, as referências a Salgueiro Maia estão um pouco por toda a sua vila Natal. A Casa da Cidadania será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 1 de Julho, dia em que o herói da Revolução completaria 77 anos.

Leia também...

Casa de Carlos Guedes de Amorim foi palco de “ajuste de contas” entre o fado e a arquitectura

O arquitecto escalabitano Carlos Guedes de Amorim abriu as portas de sua casa, na noite desta segunda-feira, dia 18 de Junho, para fazer, segundo…

Rotary Clube de Santarém promove conferência “A GNR e a Segurança Comunitária: Novos Desafios”

Terá como orador o Tenente-Coronel Gonçalo Carvalho, Comandante Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém.

Sons de Verão animam as noites de Coruche até ao dia 04 de Agosto

Os Sons de Verão são os sons seleccionados que animam as noites quentes desta estação com uma selecção cuidada de sonoridades que vão ser…

Sons do Minho, Pólo Norte, Amor Electro e Resistência são os destaques da Frimor 2021

De 1 a 5 de Setembro.