No âmbito da Formação em Iconografia Cristã, promovido pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, decorreu no passado dia 7 uma sessão de formação presencial na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

A formadora, Marta Simões é Assistente Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área disciplinar de História da Arte e encontra-se a preparar a sua Tese de Doutoramento em História da Arte, com o tema ” Iconologia do espaço doméstico na pintura dos séculos XIV a XVI: do fragmento à constelação”.
Ao longo do dia foram analisadas do ponto de vista iconográfico as obras de arte sacra da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

A Iconografia Cristã ocupa-se do estudo e análise das características estéticas das imagens sacras, não se limitando a seguir só o seu significado histórico.

Para além da formadora Dra. Marta Simões, a sessão foi orientada também pelo Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, Nuno Prates.

A turma é constituída por vinte formandos que têm adquirido conceitos relacionados com a Iconografia Cristã e que lhes vão proporcionar um conjunto de competências que permitem efectuar correctamente a aplicação do Método Iconográfico na análise do objecto artístico.

Leia também...

Biblioteca Municipal e Sala de Leitura Bernardo Santareno com horário adaptado

A Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire e a Sala de Leitura Bernardo Santareno têm novo horário de funcionamento, até dia 31 de Dezembro, respectivamente:…

Coletividades dão a provar sabores da tradição familiar em Rio Maior

As Tasquinhas de Rio Maior arrancaram esta sexta-feira, 29 de Março, no pavilhão multiusos da cidade, dando a provar, até 7 de Abril, a…

Festival SoundFlower Fest em Valada adiado para data a anunciar

O novo festival SoundFlower Fest, que deveria acontecer em Valada, concelho do Cartaxo, no sábado e no domingo, foi adiado “por motivos de força…

Arquivo-Biblioteca Ephemera aumenta capacidade com novo armazém

O Arquivo-Biblioteca Ephemera contar com um novo armazém, no Parque Empresarial do Barreiro, “vital” para aumentar a capacidade do projecto, mas ainda aguarda um…