[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ugBeZCveSqI&w=560&h=315]

 

Santarém está transformada, por estes dias, na capital do folclore. Grupos de cinco países vão participar, até ao próximo domingo, na 59.ª edição do Festival Celestino Graça.

A cidade recebe, uma vez mais, o colorido, a criatividade e a alegria dos ritmos do Brasil, México, Polónia, Ucrânia e Portugal.

Esta quarta-feira, decorreu na Casa do Campino a cerimónia de Recepção e Acolhimento dos Grupos participantes nesta Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, que o Correio do Ribatejo acompanhou.

Os responsáveis dos grupos, com quem conversámos, são unânimes ao reconhecer que este Festival constitui uma iniciativa ímpar de aproximação e entendimento entre os povos, independentemente das suas convicções ideológicas ou dos seus credos religiosos, em clara demonstração de como o folclore pode contribuir para a concretização da paz no mundo.

Centrado na Casa do Campino, onde se realizam diversas actividades e duas galas de folclore (uma no sábado à noite e outra no domingo à tarde), o Festival tem antestreia marcada para hoje.

Leia também...

Festival de Estátuas Vivas regressa às ruas de Santarém

O Festival de Estátuas Vivas de Santarém regressa às ruas do centro histórico de Santarém de 5 a 7 de Agosto, numa parceria entre…

Centro de Interpretação Templário inaugura exposição

O Centro de Interpretação Templário Almourol (CITA), de Vila Nova da Barquinha, inaugura no sábado, às 15h00, a exposição “O Império do Divino Espírito Santo…

Três desalojados devido a incêndio em Casais Secos

Três pessoas ficaram desalojadas devido a um incêndio que deflagrou numa habitação pelas 00h15 desta quinta-feira, 7 de Março, em Casais Secos, concelho de…

Despiste de motociclo provoca dois feridos em Almeirim

Um despiste de um motociclo provocou ferimentos leves aos dois ocupantes na tarde deste sábado, 28 de Setembro, no IC10, em Almeirim. Segundo apurou…