[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ugBeZCveSqI&w=560&h=315]

 

Santarém está transformada, por estes dias, na capital do folclore. Grupos de cinco países vão participar, até ao próximo domingo, na 59.ª edição do Festival Celestino Graça.

A cidade recebe, uma vez mais, o colorido, a criatividade e a alegria dos ritmos do Brasil, México, Polónia, Ucrânia e Portugal.

Esta quarta-feira, decorreu na Casa do Campino a cerimónia de Recepção e Acolhimento dos Grupos participantes nesta Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, que o Correio do Ribatejo acompanhou.

Os responsáveis dos grupos, com quem conversámos, são unânimes ao reconhecer que este Festival constitui uma iniciativa ímpar de aproximação e entendimento entre os povos, independentemente das suas convicções ideológicas ou dos seus credos religiosos, em clara demonstração de como o folclore pode contribuir para a concretização da paz no mundo.

Centrado na Casa do Campino, onde se realizam diversas actividades e duas galas de folclore (uma no sábado à noite e outra no domingo à tarde), o Festival tem antestreia marcada para hoje.

Leia também...

Ministério Público abre inquérito sobre explosão no Campo Militar de Santa Margarida

O Ministério Público (MP) instaurou uma investigação sobre a explosão de quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, que provocou um…

Autarcas querem aeroporto regional em Tancos

Os 13 autarcas da região do Médio Tejo defenderam as “mais valias únicas” da criação de um aeroporto regional em Tancos, concelho de Vila…

Festival Celestino Graça foi um êxito

O Festival Internacional de Folclore ‘Celestino Graça’ foi, mais uma vez, um êxito, quer pela qualidade dos espectáculos, quer pela presença de público que…

Conferência reúne especialistas mundiais na temática templária

Vila Nova da Barquinha vai acolher entre os dias 11 a 13 de Outubro a Conferência Internacional “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual –…