[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ugBeZCveSqI&w=560&h=315]

 

Santarém está transformada, por estes dias, na capital do folclore. Grupos de cinco países vão participar, até ao próximo domingo, na 59.ª edição do Festival Celestino Graça.

A cidade recebe, uma vez mais, o colorido, a criatividade e a alegria dos ritmos do Brasil, México, Polónia, Ucrânia e Portugal.

Esta quarta-feira, decorreu na Casa do Campino a cerimónia de Recepção e Acolhimento dos Grupos participantes nesta Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, que o Correio do Ribatejo acompanhou.

Os responsáveis dos grupos, com quem conversámos, são unânimes ao reconhecer que este Festival constitui uma iniciativa ímpar de aproximação e entendimento entre os povos, independentemente das suas convicções ideológicas ou dos seus credos religiosos, em clara demonstração de como o folclore pode contribuir para a concretização da paz no mundo.

Centrado na Casa do Campino, onde se realizam diversas actividades e duas galas de folclore (uma no sábado à noite e outra no domingo à tarde), o Festival tem antestreia marcada para hoje.

Leia também...

Espaços culturais de Santarém receberam 50 mil pessoas no primeiro trimestre do ano

Ao longo dos primeiros seis meses deste ano de 2024, os relatórios de frequência de público, registados no conjunto dos equipamentos culturais do Município…

“ASAS Pela Vida” angariou 28 mil euros a favor da FARPA

O grupo de voluntárias “ASAS Pela Vida”, de Santarém, conseguiu, este ano, angariar um total de 28.149,89€ na IX Edição da FestAzul. O valor…

“Raízes e Novos Horizontes” num espaço de liberdade criativa para os jovens

A 8.ª edição da Residência Artística de Santarém (RAS#8), realizar-se-á de 6 a 13 de Setembro em Santarém, subordinada ao tema “Raízes e Novos…

Município do Cartaxo avança com protocolo para actividades de apoio à família

O protocolo assinado com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I e com os agrupamentos escolares, visa dar…