Foto ilustrativa

O cemitério de Alcanena vai estar aberto das 08h00 às 20h00 na sexta-feira, sábado e segunda-feira, sendo o horário alargado até às 22h00 no domingo, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Alcanena afirma que, respeitando as orientações da Direção-Geral da Saúde e após aprovação na Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil, foi decidido manter aberto o Cemitério Municipal no período de 30 de Outubro a 02 de Novembro, “mediante certas restrições”.

Assim, além do distanciamento físico entre pessoas que não são da mesma família e da obrigatoriedade de uso de máscara e higienização das mãos, é proibida a partilha de equipamentos e materiais de limpeza (baldes, regadores, vassouras, etc.) e serão distribuídos pelo recinto vários contentores de lixo “para a devida deposição dos resíduos, devendo ser utilizados por uma pessoa de cada vez, evitando ajuntamentos junto destes contentores”.

“Não será permitida a entrada e a permanência no cemitério a quem apresentar qualquer sintoma de febre, tosse ou dificuldade respiratória, sendo a pessoa aconselhada a dirigir-se para casa e contactar a Linha Saúde 24”, acrescenta.

Caso venha a verificar-se a realização de funeral nestes dias, “o Cemitério Municipal de Alcanena encerrará ao público uma hora antes do funeral e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de ajuntamentos e o controlo das distâncias de segurança, e respeitando o momento fúnebre”, afirma ainda a nota. 

O município recomenda que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com doença crónica, evitem a deslocação ao cemitério nestes dias, “podendo fazê-lo em maior segurança fora deste período”.

O Governo anunciou na passada quinta-feira a proibição de circulação entre concelhos de 30 de Outubro até 03 de Novembro, no fim de semana do Dia de Fieis Defuntos/Dia de Finados, devido ao aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19.

Leia também...

Caminhada pela Saúde Mental para que não se esqueça de quem se esquece

Promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Pernes.

João Pedro Oliveira reeleito presidente da Distrital da JSD

João Pedro Diniz de Oliveira, natural do Cartaxo, foi reeleito presidente da…

Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido no distrito de Santarém

m sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje de…

Santarém Cup está de regresso entre os dias 13 e 16 de Abril

Cerca de 60 equipas e perto de mil atletas presentes em Santarém.