A Central do Caldeirão, em Torres Novas, vai receber o lançamento do livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas, no próximo sábado, dia 27 de Setembro, pelas 17 horas.
Nesse mesmo dia, abre a exposição de rua sobre a recuperação das máquinas da central, intitulada “As máquinas da Central. Intervenção de conservação e restauro da coleção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão (2020-2023)”, a visitar logo a seguir à sessão de lançamento.
Inaugurado em 1 de maio de 2023, o Núcleo Museológico da Central do Caldeirão, em Torres Novas, resulta da recuperação da antiga central hidroelétrica da cidade (edifício e coleção de arquitetura industrial). A conservação da coleção e o projeto arquitetónico do edifício, cujas janelas viradas para o rio Almonda assinalam a importância do rio para o advento da indústria em Torres Novas, são assuntos abordados no catálogo.
Esta iniciativa do lançamento do livro integra o programa das Jornadas Europeias do Património de 2025, este ano dedicadas ao Património Arquitetónico, com o lema «Janelas para o passado. Portas para o futuro».
E porque o futuro também é construído sobre memórias e objetos, a exposição de longa duração exibe, após um cuidadoso trabalho de recuperação, as máquinas da antiga central, bem como conteúdos referentes aos seus trabalhadores. No catálogo, publicam-se textos de enquadramento histórico, as fotografias das peças que foi possível reunir e recuperar, bem como os extratos de relatos na primeira pessoa de antigos trabalhadores. Os textos são da autoria de João Carlos Lopes, Jorge Custódio, Luís Cruz, Deolinda Folgado, Maria Elvira Marques, Alexon Santos, Natacha de Jesus e Rui Oliveira.