O Centro Qualifica (CQ) da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinou, a 14 de Maio, no auditório da EPVT, dez protocolos de cooperação institucional com várias entidades do distrito de Santarém.

No âmbito da Educação e Formação de Adultos, foram assinadas parcerias com a Câmara Municipal de Almeirim, União de Freguesias de Santarém, Águas de Santarém, Junta de Freguesia de Pernes, Junta de Freguesia de Alpiarça, Associação para o Desenvolvimento de Alpiarça, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Universidade da Terceira Idade de Santarém e Universidade Aberta, através do Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Coruche.

O objectivo destas parcerias é alargar a rede regional de itinerâncias, permitindo que alunos adultos terminem o ensino básico e secundário.

A cerimónia protocolar foi presidida por Maria Salomé Rafael, presidente do conselho de administração da Escola Profissional do Vale do Tejo, entidade promotora do Centro Qualifica.

O coordenador do Centro Qualifica foi o primeiro a usar da palavra. Mário Gonçalves começou por recordar que o CQ iniciou funções no dia 01 de Setembro de 2017 e, desde então, já tem quase 250 adultos inscritos. Lembrou que “além do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência, o Centro Qualifica encaminha adultos para outras modalidades de formação”. Está previsto também o estabelecimento de protocolos com Grupo Jerónimo Martins, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, GNR e PSP de Santarém, também presentes na cerimónia.

A presidente do conselho administração da EPVT referiu que a qualificação é muito importante, pois alicerça as empresas e a economia do país. Maria Salomé Rafael lembrou também que “esta é uma aposta que considera ser válida para Santarém e concelhos limítrofes”. A responsável acrescentou que as itinerâncias feitas pelo Centro Qualifica da EPVT nas empresas, associações e autarquias locais permitem aos adultos a conclusão do ensino básico e secundário.” A ideia foi reforçada pelo vice-reitor para a aprendizagem ao longo da vida da Universidade Aberta. Domingos Caeiro lembrou que “tem conhecimento que centenas de alunos da sua universidade que terminaram as suas licenciaturas, mestrados e até doutoramentos, muitos deles vindos encaminhados pelos Centros Novas Oportunidades, os precursores dos atuais Centro Qualifica.

Leia também...

Alunos do 1º curso de Literacia Digital recebem diplomas de final de curso na ESES

Os 11 alunos do primeiro curso de Literacia Digital para o Mercado…

Eleições para o IP Santarém vão à segunda volta

As eleições para a presidência do Politécnico de Santarém conhecem amanhã, terça-feira,…

ISLA com programa ambicioso para assinalar os seus 40 anos de Ensino de Excelência

O ISLA Santarém assinala este ano quatro décadas de ensino de excelência,…

Almeirim comprou mais de 100 computadores para assegurar ensino à distância

A Câmara de Almeirim adquiriu mais de uma centena de computadores e…