O Município da Chamusca submeteu duas candidaturas vencedoras ao Programa Valorizar. Projecto que pretende a integração do Centro de BTT do Arripiado na Rede Integrada de Centros de BTT a nível nacional, direcciona-se para a oferta turística de produtos walking e cycling.

A candidatura submetida pela autarquia envolverá obras de adaptação do espaço envolvente e adaptação da Bike Station, no total a candidatura irá ter um investimento total de 24.357,04 euros, com financiamento a 90 por cento. Já a candidatura integrada pelos Municípios e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, um investimento elegível da responsabilidade da ETR e dos Municípios no total, de 691.110 euros, terá um investimento de incentivo de 621.999 euros.

Juntam-se à Chamusca os Município de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, Arronches, Coruche, Borba, Redondo, Almodôvar e Ourique, localidades estas que vão fazer parte da Rede Integrada de Centros de BTT.

O projecto integrado foi alvo de apresentação e compromisso, no passado mês de Maio, contou com a presença de Paulo Queimado Presidente da Câmara Municipal da Chamusca que salientou a “importância desta candidatura num concelho com território propício à prática de actividades desportivas outdoor e, onde já existem inclusive, trilhos BTT e percursos de ciclismo no Wikiloc.”

O trabalho que o Município da Chamusca tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos com programas de incentivo à pratica de actividades ao ar livre com base no conceito de vida saudável e disso é exemplo com o Projecto Chamusca ComVida. O apoio à realização de provas de Triatlo, Duatlo, Atletismo e outras, bem como à modalidade de Basquetebol com forte representação no concelho, são reconhecidas como modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto com a atribuição do Galardão Município Amigo do Desporto.

A Rede Integrada de Centros BTT e Cycling é por isso, um projecto onde a Chamusca terá notório papel interventivo e de valor turístico. Esta candidatura conjunta resultará na organização de 8 Centros BTT, 11 estações de serviço, 57 percursos com 4 níveis de dificuldade. Será ainda, homologada pela União Velocipédica Portuguesa e pela Federação Portuguesa de Ciclismo e, proporcionará acções de formação teórico-práticas para técnicos dos municípios parceiros. Prevê-se que a execução do projecto termine em Outubro de 2019.

Leia também...

HDS vai investir 30 mil euros em equipamentos no Bloco de Partos

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) aprovou o financiamento…

CPCJ aproxima crianças dos tribunais

Com o objectivo de aproximar o tribunal das populações, em particular das…

Com liderança de Ceia da Silva, novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo tomaram posse hoje

Os novos órgãos sociais da Turismo do Alentejo / Ribatejo – liderados…

Município de Santarém reforça incentivo à colocação de esplanadas

O Executivo Municipal deliberou a continuidade da medida de apoio aos comerciantes,…