O distrito de Santarém está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, esta terça e quarta-feira, 22 e 23 de Março, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 12h00 de amanhã. O IPMA emitiu este aviso devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda alguns cuidados a ter nestes casos. Deve ser garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e retirada de inertes e outros o objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas. Os condutores deve adoptar um condução defensiva nestas condições, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Não devem ser atravessadas as zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas. Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, devem ser retirados os animais e equipamentos agrícolas.

A ANEPC reforça ainda que as pessoas devem estar atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Leia também...

Constância aprova orçamento de 7,1 ME para 2020

A Assembleia Municipal de Constância aprovou um orçamento de 7,1 milhões de euros para 2020, uma redução de 800 mil euros relativamente a 2019,…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Pintura “A Vertigem do Pensamento”

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe, entre os dias 29 de abril e 11 de maio, a Exposição de Pintura “A Vertigem do Pensamento”,…

Protecção Civil registou 200 ocorrências em todo o país devido à chuva nas últimas 16 horas

A Protecção Civil registou nas últimas 16 horas perto de 200 ocorrências, a maioria relacionada com quedas de árvores e inundações, sobretudo no distrito…

Willy Bya: “Já me sinto Ribatejano”

  Willy Bya é autodidacta e gosta de exprimir os seus sentimentos através das formas, das cores e dos relevos fortes do desenho com…