O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou os 125 anos do Teatro Taborda, no dia 04 de Dezembro, na sua Assembleia de Investigadores nº157.

Nesta sessão comemorativa, realizada no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano, foi proferida a comunicação “A História do Teatro Taborda – CXXV Aniversário / A expansão e afirmação do Movimento Republicano em Santarém (1895-1912)”, por Luísa Barbosa.

O Teatro Taborda foi fundado, em 1895, por um grupo de amantes e amadores do teatro, em Santarém e, que aos poucos transformaram um picadeiro pré-existente, num espaço ao qual se atribuiu o nome do actor Taborda.

Desde essa altura que este espaço marcou e marca a formação cultural da cidade de Santarém, incentivando músicos, artistas e escritores, para a composição musical, para teatro e também para orquestra, a criação teatral, em todas as suas vertentes e, mesmo, a dramaturgia e a poesia.

A iniciativa contou com a presença de João Leite, vereador da Câmara Municipal de Santarém, que referiu a intenção da autarquia “em fazer um investimento necessário para que este Teatro possa servir ainda mais a população”, evidenciando que “Santarém tem um património material e imaterial muito valioso e que é importante divulgar cada vez mais este património para que possamos ter uma sociedade com mais cultura”.

A sessão contou ainda com um momento de poesia – “Tributo ao Poeta Popular, António Aleixo”, pelo Veto Teatro Oficina e um de dança – “Uma pulsão modernista do Ballet no Círculo Cultural Scalabitano”, pela Academia de Dança do Círculo.

Leia também...

Bons Sons regressa em 2026 para edição comemorativa

O festival Bons Sons, que decorre em Cem Soldos, Tomar, desde 2006, sob o mote “Vem viver a aldeia”, vai passar a ser bienal…

David Antunes promove concerto solidário na Praça de Touros de Santarém

David Antunes & The Midnight Band promovem o concerto solidário “Vai Ficar Tudo Bem”, no próximo dia 25 de Julho, na Praça de Touros…

Concerto de estreia do “Requiem a Bernardo Santareno” foi um sucesso

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, o Choral Phydellius e uma orquestra composta por 14 músicos apresentaram no passado dia 11, na Sé Catedral…