Foto de arquivo
Foto de arquivo

A circulação em duas vias entre o nó da Atalaia e o nó de Roda em ambos os sentidos da Autoestrada 23 vai ser reposta hoje, após três meses de obras, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP informou que está reposta a circulação automóvel entre aqueles dois nós, entre os municípios de Vila Nova da Barquinha e de Constância, no distrito de Santarém, com a conclusão da empreitada de estabilização e reparação da plataforma rodoviária da A23, na zona de Atalaia.

Tinha sido identificada, em Outubro, ao quilómetro 21,150 a existência de uma depressão no pavimento, no local de passagem de um gasoduto.

“A intervenção envolveu um investimento de cerca de 850 mil euros e consistiu na construção de um viaduto em betão armado e pré-esforçado, apoiado em fundações profundas encastradas no substrato competente, cerca de cinco metros abaixo da cota da base do gasoduto”, refere a IP, dando ainda conta que “a estrutura do tabuleiro é constituída por oito vigas pré-fabricadas em betão armado e pré-esforçado, justapostas”.

A Autoestrada 23 (A23) chegou a estar cortada ao trânsito entre os dias 21 e 28 de Outubro, no sentido Torres Novas – Abrantes, entre os nós de Atalaia e Constância Oeste, numa distãncia de cerca de 600 metros, obrigando a recorrer a um percurso alternativo por dentro das povoações de Vila Nova da Barquinha e até ao nó de Constância Oeste, onde se poderia retomar a A23.

Entre o dia 28 de Outubro e 16 de Dezembro, a IP recorreu à colocação de separadores para permitir o basculamento do tráfego, garantindo a reposição da circulação nos dois sentidos entre Torres Novas e Abrantes, mas apenas em uma das vias, em cada sentido.

A IP realçou que o “bom ritmo” de uma intervenção que se revestiu de “elevada complexidade, dada a existência de um gasoduto sob a plataforma rodoviária”, é “resultado do forte empenho das equipas” envolvidas.

“Após a execução com sucesso dos trabalhos de pavimentação, vamos hoje proceder à reabertura ao tráfego”, conclui a nota informativa.

Leia também...
Foto de arquivo. C.M. Torres Novas

Câmara de Torres Novas cede terreno por 50 anos para abrigo de animais

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou em reunião de Câmara no…
Foto de arquivo

Jovem de 18 anos morre em despiste de ligeiro em Torres Novas

Um jovem de 18 anos morreu na sequência do despiste de um…

Agricultores ribatejanos apreensivos com a falta de água

Os níveis de reserva hídrica no norte do vale do Tejo estão…

Posto de turismo de Vila Nova da Barquinha com kit de boas práticas de acessibilidade em multiformato

O Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha já tem um…