O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, está a apostar forte nas áreas da sustentabilidade e compromisso ambiental.

O último investimento de vulto, de cerca de um milhão de euros, foi a instalação de uma nova central fotovoltaica no parque de estacionamento do Centro de Exposições.

A Sotecnisol Power & Water foi a empresa responsável pela empreitada de instalação de uma das maiores centrais fotovoltaicas em Carparque de Portugal e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas.

Ao Correio do Ribatejo, o administrador do CNEMA, Luís Mira, adiantou que a instalação da central vai permitir que o CNEMA se torne numa “empresa sustentável do ponto de vista energético”, uma vez que é esperado que obtenha um balanço energético neutro.

“Foi uma oportunidade que surgiu, avaliamos o projecto, não tinham dinheiro para o fazer mas recorremos a crédito”, explicitou, acrescentando: “eu já cá estou há muito tempo e, em termos de investimento produtivo, foi um dos grandes passos que demos.”

Segundo disse, este projecto vem em linha com o esforço que o CNEMA tem vindo a fazer em termos de sustentabilidade e ambiente, sendo a Feira Nacional da Agricultura um exemplo.

“No ano passado, acabamos com copos descartáveis, e estamos a aumentar, ano após ano, a reciclagem do lixo. Vamos tentando diminuir o número de bilhetes para coisas desmaterializáveis e tentamos impor medidas que possam ser benéficas para a questão ambiental e de sustentabilidade do planeta”, afirmou.

“A empresa não dá resultados negativos já há alguns anos, mas quanto mais se conseguir a sua sustentabilidade económica, ao mesmo tempo que se reduz a pegada ecológica e o consumo de plástico, melhor”, concluiu.
A central fotovoltaica agora instalada vai ter uma potência de 816,2 quilowatt-pico (kWp), com 2.698 painéis solares montados numa área de 7.000 metros quadrados.

A capacidade anual de produção deverá rondar os 1.260.000 quilowatt-hora (kWh), o que, segundo a Sotecnisol Power & Water, equivale ao consumo médio de electricidade de cerca de 380 habitações.

Leia também...

Câmara entrega 1170 árvores a famílias e a juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Santarém, entregou na sexta-feira, 22 de Novembro, pelas…

Frio mantém distrito de Santarém em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter o distrito…

Águas de Santarém investe em tecnologia por satélite para detectar fugas de água

Empresa vai apostar em tecnologia inovadora em Portugal.

Câmara de Santarém vai plantar mais de um centena de árvores no planalto

A Câmara Municipal de Santarém vai plantar mais de uma centena de…