As comemorações do 25 de Abril em Santarém vão contar com um vasto programa cultural durante todo o mês, destacando-se espectáculos de música, teatro e cinema. A apresentação oficial do programa decorreu hoje e revelou propostas diversificadas, que pretendem assinalar de forma dinâmica os valores da Revolução.

Na área musical, os destaques vão para os concertos de Carlos Alberto Moniz (4 de Abril), JP Simões (5 de Abril), Manuel Freire (10 de Abril), Gisela João (12 de Abril) e Paulo de Carvalho (data a definir), com este último a actuar acompanhado pelo pianista cubano Victor Zamora. JP Simões vai homenagear José Mário Branco, numa actuação marcada para o Teatro Sá da Bandeira, enquanto Manuel Freire e Gisela João trazem o seu repertório ao mesmo espaço.

Na apresentação, Nuno Domingos, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Santarém, sublinhou as quatro linhas de força que orientam as comemorações na cidade: a celebração, a reflexão, a promoção cultural e o envolvimento comunitário. “Estas são as grandes linhas que temos procurado promover, sempre com a participação activa da nossa comunidade”, referiu o vereador.

No campo teatral, João Garcia Miguel leva à cena a peça “Heróis”, no Teatro Sá da Bandeira, no dia 11 de Abril. Já Nuno Pino Custódio apresenta “Abril 25”, uma obra que revisita a Revolução numa perspectiva pessoal e comunitária, a estrear a 25 de Abril no mesmo espaço.

O cinema terá também uma presença marcante com o Cineclube de Santarém a apresentar um ciclo de filmes relacionados com a guerra colonial e o movimento de descolonização. Algumas das obras estarão incluídas no Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), complementadas por filmes seleccionados pelo festival “Olhares do Mediterrâneo”, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES).

O programa completo estará disponível em breve na página oficial da Câmara de Santarém, responsável pela organização destas comemorações em colaboração com a Associação Cultural Comemorações Populares do 25 de Abril.

Leia também...

Santarém adere à rede de Cidades e Vilas que Caminham

A assinatura de protocolo e respetiva atribuição da Bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham assinalam o início dos trabalhos entre a…

6ª edição de Street Food no Entroncamento

O Município do Entroncamento vai promover a sexta edição do “Street Food Entroncamento” de 29 de Setembro a 1 de Outubro, no Largo José…

Misericórdia de Santarém vai avançar com acção contra município no Tribunal Administrativo

A Misericórdia de Santarém vai avançar com uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAFL) contra o município escalabitano, para ser ressarcida…

Juventude Socialista exige inclusão da conclusão do IC3 no Plano Nacional de Investimentos 2030

A Juventude Socialista do distrito de Santarém, aprovou por unanimidade, a 26 de janeiro, em reunião de comissão política realizada noEntroncamento, a proposta de …