A TAGUS lança, em parceria com os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, um desafio a jovens dos 15 aos 22 anos, para recriarem o artesanato tradicional do Ribatejo Interior num concurso de ideias, até 28 de Abril. 

No âmbito do projecto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior tem disponível o concurso de ideias “Do Artesanato Tradicional à Inovação”, destinado a jovens que podem participar a título individual ou colectivo.

Os jovens artistas interessados devem apresentar projectos artísticos em 2D ou 3D, inspirados nas peças de artesanato tradicional: cerâmica de tijolo burro artesanal, registos, seiras e capachos de Abrantes, bonecas de perna de cana e mobiliário em madeira e atabua de Constância, leques de palha e malas de Flandres de Sardoal. Os projectos têm de ser submetidos até 28 de Abril de 2023 e estarem acompanhados de uma memória descritiva com os tipos de materiais utilizados, as técnicas de elaboração, o prazo e custo estimados de execução da obra e o tamanho final.

Os prémios para as melhores peças são estadias em estabelecimentos de alojamento, refeições em restaurantes, cabazes de produtos locais, entradas gratuitas em equipamentos culturais, entre outras ofertas. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão, também, submetidos a votação pública na página da rede social Facebook AO.RI Artes e Ofícios do Ribatejo Interior. A entrega de prémios está marcada para 17 de Junho de 2023.

Com esta iniciativa, a TAGUS e os municípios envolvidos pretendem preservar o saber-fazer, a utilização das técnicas e materiais tradicionais, e, ainda, estimular a inovação através da transformação criativa do artesanato, numa óptica de diferenciação adaptada às vivências actuais, e onde a criação, face à intersecção de diferentes artes, possibilitará o surgimento de novas áreas de expressão cultural e artística.

A TAGUS aconselha a consulta do regulamento completo disponibilizado no seu sítio na Internet (tagus-ri.pt). Para esclarecimento de dúvidas deve utilizar o email tagus@tagus-ri.pt.

O concurso de ideias “Do Artesanato Tradicional à Inovação” está integrado no AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado no âmbito do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e co-financiado pelo FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. A iniciativa insere-se na actividade 3, deste projecto de valorização das artes e dos ofícios tradicionais de Abrantes, Constância e Sardoal e de complemento da oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo, que tem também prevista a dinamização de oficinas experimentais de concepção de produtos, que serão realizadas em breve.

Leia também...

Centenas de professores reafirmam em Santarém palavras de ordem em defesa da carreira (Vídeo e fotos)

Centenas de professores concentraram-se esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, em Santarém, no Largo do Seminário, para reafirmarem palavras de ordem que se têm ouvido…

Diocese de Santarém – Meio Século a Servir a Fé e a Comunidade Ribatejana

A Diocese de Santarém, criada em 16 de Julho de 1975 pelo Papa Paulo VI, através da bula Apostolicae Sedis Consuetudinem, completa 50 anos…

São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, freguesia piloto no projecto Rede Freguesias da AEDPHCS

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira é uma união de freguesias piloto no Projecto Rede Freguesias da…

GNR apreende 363 artigos contrafeitos em Santarém

O Comando Territorial de Santarém apreendeu, no dia 23 de maio, 362 artigos contrafeitos e constituiu arguida mulher de 45 anos por contrafação, no…