Na Quinta-Feira de Ascensão, dia 30 de Maio, o Município da Chamusca deu mais um passo para a criação da Confraria da Espiga.

No Almoço da Espiga, realizado após a Entrada de Toiros, a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, entregou simbolicamente o ramo da espiga, que recebeu em 2018 das mãos do Presidente da Câmara Municipal, a um grupo de mulheres que fica agora com a missão de dar continuidade ao trabalho de constituição formal da Confraria da Espiga, uma confraria que terá o objectivo de promover as tradições gastronómicas e culturais do concelho da Chamusca.

Recorde-se que este processo de constituição da Confraria se iniciou em 2018 com a entrega simbólica de um ramo de espiga pelo Presidente da Câmara à Vice-Presidente, aquando da cerimónia de inauguração do Moinho da Estrada do Campo, também realizada em Quinta-Feira de Ascensão.

Durante este ano que passou até agora, foi delineada uma proposta de estatutos para a Confraria e foi convidado um grupo de mulheres que agora receberam o ramo de espiga como símbolo da sua adesão à iniciativa.

“Foram escolhidas mulheres por serem, à semelhança da espiga, um símbolo da fertilidade, da vida e do renascimento. Fazia todo o sentido que fossem as mulheres a darem o arranque a esta confraria”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, na cerimónia de passagem de testemunho. O Presidente deixou ainda votos de que, em 2020, seja apresentada formalmente a Confraria.

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo esteve presente na cerimónia e apadrinhou a criação da confraria. O almoço da Espiga decorreu no Parque Municipal.

Leia também...

Filha esfaqueia os pais em Samora Correia

Uma mulher, com cerca de 30 anos, esfaqueou os pais, com 75 anos, em Samora Correia, concelho de Benavente, na segunda-feira, 10 de Outubro.…

Sardoal aprova orçamento de 11 milhões de euros

Menos 10% do que em 2021.

Debate sobre alterações climáticas este sábado no Vale de Santarém

A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória promove este sábado (dia 15), às 15 horas, nas instalações da Sociedade Recreativa Operária do Vale…

Ana Bernardino é a nova presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo

Ana Bernardino foi eleita presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo, sucedendo assim a Elvira Tristão, na liderança da MS-ID cartaxense, até 2024. A eleição…