No coração de Tomar, a icónica ilha do Mouchão foi, novamente, palco do maior congresso de sopas nacional, um evento que, para além de celebrar a gastronomia, abraça a comunidade e a solidariedade.

O Congresso da Sopa, na sua 30ª edição, realizou-se num ambiente que mistura tradição com inovação gastronómica, atraindo cerca de 2500 pessoas, um número que reflecte o enorme interesse e notoriedade deste encontro anual.

Com uma oferta diversificada de sabores, o evento apresentou 40 variedades de sopa, cuidadosamente preparadas por 25 entidades, entre restaurantes, associações e o Pingo Doce, patrocinador do evento.

Participaram os seguintes restaurantes e afins: Almourol, Açúcar ao Quadrado, Adhoc, Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da EB1e JI da Freguesia de Casais, Associação Thomar Honoris, CIRE, CIRE – Associação de Pais e Encarregados de Educação, Comer com Amor, Ginjinha, Escola Profissional de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Lodge, Lúria, Manjar dos Templários, Marisqueira de Tomar, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, Pingo Doce, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Tasquinha da Mitas, 116 Café Restaurante, Casa do Benfica e o Truck da Literacia Alimentar e Dieta Mediterrânica .

Estiveram igualmente presentes, com os seus deliciosos néctares a acompanharem as sopas, os seguintes produtores de vinho do concelho: Adega Casal Martins, Casa Agrícola Solar dos Loendros, Encosta do Sobral, Quinta Casal das Freiras e Herdade dos Templários.

A animação foi um ingrediente que não faltou neste festim culinário. A música ecoou pelo Mouchão com as actuações da Thomar Honoris e de várias Tunas, criando um ambiente festivo e acolhedor. Para os mais pequenos, os insufláveis foram uma energética atracção, enquanto o projecto Funny Cook liderado por Mafalda Teixeira, ofereceu uma experiência interactiva, divertida e educativa, promovendo a importância de uma alimentação saudável.

Notável também foi a presença do Truck da Literacia Alimentar e Dieta Mediterrânica no Médio Tejo, reforçando o valor da cultura através da promoção de uma alimentação sustentável e tendencialmente de base local.

Além do deleite gastronómico, do convívio e da diversão, o Congresso da Sopa carregou um forte sentido de comunidade e solidariedade. Parte das receitas do evento foram destinadas ao CIRE – Centro de Integração e de Reabilitação de Tomar, uma causa nobre que sublinha o compromisso social e o impacto positivo que o evento visa promover.

A 30ª edição do Congresso da Sopa mostrou, mais uma vez, como a tradição e a modernidade podem andar de mãos dadas, celebrando o melhor da região de uma maneira que aquece tanto o estômago quanto o coração.

O evento é uma organização do Município de Tomar, com o apoio do Pingo Doce e da Delta e em parceria com o CIRE. Nesta edição contou ainda com a colaboração de alunos voluntários do Curso de Turismo ESSMO.

Leia também...

Município dá Boas Vindas aos professores das escolas de Santarém

Para assinalar o início do ano lectivo de 2022-2023 e o Dia…
Imagem ilustrativa

Casa de acolhimento de idosos no Couço evacuada devido a incêndio em garagem

Uma casa de acolhimento em Couço, no concelho de Coruche, foi hoje…

Requalificação da Portaria Filipina do Convento de Cristo vai “finalmente” avançar

A empreitada para a requalificação da Portaria Filipina do Convento de Cristo,…

Tancos: Detidos elementos da PJ militar e da GNR

A polícia Judiciária deteve hoje militares da Polícia Judiciária Militar e da…