No coração de Tomar, a icónica ilha do Mouchão foi, novamente, palco do maior congresso de sopas nacional, um evento que, para além de celebrar a gastronomia, abraça a comunidade e a solidariedade.

O Congresso da Sopa, na sua 30ª edição, realizou-se num ambiente que mistura tradição com inovação gastronómica, atraindo cerca de 2500 pessoas, um número que reflecte o enorme interesse e notoriedade deste encontro anual.

Com uma oferta diversificada de sabores, o evento apresentou 40 variedades de sopa, cuidadosamente preparadas por 25 entidades, entre restaurantes, associações e o Pingo Doce, patrocinador do evento.

Participaram os seguintes restaurantes e afins: Almourol, Açúcar ao Quadrado, Adhoc, Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da EB1e JI da Freguesia de Casais, Associação Thomar Honoris, CIRE, CIRE – Associação de Pais e Encarregados de Educação, Comer com Amor, Ginjinha, Escola Profissional de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Lodge, Lúria, Manjar dos Templários, Marisqueira de Tomar, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, Pingo Doce, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Tasquinha da Mitas, 116 Café Restaurante, Casa do Benfica e o Truck da Literacia Alimentar e Dieta Mediterrânica .

Estiveram igualmente presentes, com os seus deliciosos néctares a acompanharem as sopas, os seguintes produtores de vinho do concelho: Adega Casal Martins, Casa Agrícola Solar dos Loendros, Encosta do Sobral, Quinta Casal das Freiras e Herdade dos Templários.

A animação foi um ingrediente que não faltou neste festim culinário. A música ecoou pelo Mouchão com as actuações da Thomar Honoris e de várias Tunas, criando um ambiente festivo e acolhedor. Para os mais pequenos, os insufláveis foram uma energética atracção, enquanto o projecto Funny Cook liderado por Mafalda Teixeira, ofereceu uma experiência interactiva, divertida e educativa, promovendo a importância de uma alimentação saudável.

Notável também foi a presença do Truck da Literacia Alimentar e Dieta Mediterrânica no Médio Tejo, reforçando o valor da cultura através da promoção de uma alimentação sustentável e tendencialmente de base local.

Além do deleite gastronómico, do convívio e da diversão, o Congresso da Sopa carregou um forte sentido de comunidade e solidariedade. Parte das receitas do evento foram destinadas ao CIRE – Centro de Integração e de Reabilitação de Tomar, uma causa nobre que sublinha o compromisso social e o impacto positivo que o evento visa promover.

A 30ª edição do Congresso da Sopa mostrou, mais uma vez, como a tradição e a modernidade podem andar de mãos dadas, celebrando o melhor da região de uma maneira que aquece tanto o estômago quanto o coração.

O evento é uma organização do Município de Tomar, com o apoio do Pingo Doce e da Delta e em parceria com o CIRE. Nesta edição contou ainda com a colaboração de alunos voluntários do Curso de Turismo ESSMO.

Leia também...
Foto ilustrativa

Homem de 53 anos detido por abuso sexual de pessoa incapaz em Abrantes

Um homem de 53 anos foi detido pelo crime de abuso sexual…

“Bora lá meninas, vamos jogar à bola” em Alpiarça

O Estádio Municipal de Alpiarça recebeu, no dia 21 de Junho, pelas…

Oficina de poesia «Coisas que há e não há» na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal…

Apreensão de armas em contexto de violência doméstica na Golegã

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 21 de junho, apreendeu armas…