O Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados (OA) realiza na sexta-feira, em Santarém, o II Encontro das Sociedades de Advogados e lança, dia 27, com a congénere de Faro, a Plataforma Advogado Disponível, para colaboração entre profissionais.

Tiago Falcão e Silva, presidente do Conselho Regional de Évora da OA, disse hoje à Lusa que, perante a tendência de criação de sociedades de advogados, que se tem vindo a alargar dos grandes centros urbanos para os meios mais pequenos, o encontro visa discutir questões como a formação das sociedades, modelos de organização e repartição de lucros, crises de crescimento, modos ou modelos de fusão e internacionalização.

“Queremos esclarecer e dar a conhecer as vantagens e desvantagens, como funciona, eventuais conflitos”, disse, salientando que, do primeiro encontro, realizado em 2019 em Santiago do Cacém, se concluiu que muitos dos problemas das grandes sociedades são comuns não só às pequenas sociedades, como aos que exercem a título individual.

“Tivemos um ‘feedback’ muito positivo, porque muitas destas questões são tabu”, afirmou, exemplificando com o caso da repartição do lucro entre sócios ou a organização do trabalho.

Tiago Falcão e Silva salientou como “uma das grandes vantagens” das sociedades de advogados, a possibilidade de uma maior especialização num momento em que o exercício da advocacia é “cada vez mais complicado e exigente”, pelas múltiplas áreas de intervenção e pelo grande volume e alteração constante na legislação.

Por outro lado, em parceria com o Conselho Regional de Faro, na terça-feira vai ser apresentada a Plataforma Advogado Disponível, que permitirá a colaboração entre colegas, seja para assegurar substituições, seja para colaborações esporádicas ou estáveis, disse.

O Conselho Regional de Évora da OA abrange cinco distritos – Beja, Évora, Portalegre, Santarém e Setúbal.

O encontro de sexta-feira vai realizar-se no Convento de S. Francisco, “espaço que garante o cumprimento de todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde”, pois, numa lotação de 400 lugares, estarão apenas 50 participantes, ficando disponível uma gravação para os eventuais interessados, adiantou.

Na sessão de encerramento está prevista a participação do bastonário da OA, Luís Menezes Leitão.

Leia também...

Movimento proTEJO reclama em carta aberta por despoluição dos afluentes do rio Tejo

O proTEJO – Movimento pelo Tejo alertou para um “número significativo e crescente de ocorrências de poluição nos afluentes do rio Tejo”, tendo dirigido…

Ruas do centro de Almeirim condicionadas devido a obras

As ruas adjacentes à Praça Lourenço de Carvalho (Laranjeiras), em Almeirim, encontram-se encerradas ao trânsito entre hoje e a próxima quarta-feira, 6 de Janeiro,…

PSP de Santarém detém duas pessoas por tráfico de droga

Um homem e uma mulher de 45 e 43 anos, respectivamente, foram detidos por tráfico de estupefacientes, esta quarta-feira, 11 de Janeiro, em Santarém,…

Novas espécies cavernícolas tornam Portugal referência na biodiversidade subterrânea

Portugal está na lista de ‘hotspots’ mundiais de biodiversidade subterrânea graças ao trabalho liderado pela investigadora Ana Sofia Reboleira, que permitiu descrever mais de…