Foi apresentado publicamente, no sábado, dia 8 de Maio, no Auditório da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, o Grupo de Trabalho do Projecto de Valorização Patrimonial do Concelho de Alpiarça.

Este grupo de trabalho é composto por Luís Raposo – que o coordena cientificamente – Proença Cunha, Telmo Pereira, Raquel Vilaça, Ana Margarida Arruda, Jorge Custódio, Nuno Prates, Francisco Madeira Lopes e Goreti Meca.

Nesta sessão, Luís Raposo destacou a importância arqueológica de Alpiarça, o que motiva, precisamente, a constituição deste grupo de trabalho para valorizar o património alpiarcense.

Deste forma, é intenção deste grupo lançar a edição de um álbum sobre o património arqueológico e geomorfológico de Alpiarça assim como a criação de um núcleo museológico e Centro Interpretativo desse mesmo património.

A realização de um documentário, assim como a edição da Carta Arqueológica do Concelho de Alpiarça e a criação de itinerários pedonais virados para o património arqueológico são outras das acções previstas.

Casimira Alves, vereadora da Cultura da autarquia, destacou a importância do projecto para Alpiarça e para o estudo do património arqueológico do concelho, agradecendo o facto da comunidade científica se ter disponibilizado a apoiar este projecto.

O projecto abarca o património natural, territorial, paisagístico, arqueológico, cultural, educativo e o seu potencial turístico.

O município destaca a presença neste território das estações arqueológicas do Vale do Forno, Vale da Atela, Cabeço da Bruxa e Alto do Castelo, entre outros sítios “reconhecidos entre a comunidade científica e representativos de dois períodos cronológicos da Pré-história – o Paleolítico Inferior e Médio e a Proto-história (Idade do Bronze e Idade do Ferro)”.

Leia também...

Vinhos do Tejo à prova no Museu Diocesano de Santarém com a iniciativa ‘Tejo In Vino Veritas’

No âmbito do projecto “Verão In. Str… é um espanto!”, está a decorrer até às 23h00 desta sexta-feira, dia 29 de Junho, no Museu…

António Canavarro inaugura ciclo de exposições de artes plásticas

Uma exposição de pintura de António Canavarro, com curadoria de Fernanda Narciso, abre no domingo, no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), em Santarém, o ciclo…

Desilusão e resignação entre peregrinos impedidos de entrar no Santuário de Fátima

Entre a desilusão e a resignação, muitos peregrinos acompanharam as celebrações da peregrinação aniversária de Fátima no exterior do recinto do santuário, na noite…

Santarém com duas corridas de touros na Feira do Ribatejo

Sem surpresas, o que é sinal de respeito pela palavra dada, aí estão os cartéis das duas corridas de toiros que integrarão a Feira…