O Convento de São Francisco recebe no próximo dia 9 de Outubro, pelas 21h30, o segundo espectáculo de ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’, no âmbito do FITAIJ- Festival Internacional De Teatro e Artes Infanto-Juvenil.

O elenco deste espectáculo, retrata os anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques, é composto por 11 jovens formandos do Curso de Iniciação Teatral (CIT) pertencente ao Centro Dramático Bernardo Santareno e conta com encenação da actriz Paula Nunes, do Centro Dramático Bernardo Santareno.

O texto é de José Fernando Gomes, um dos dramaturgos do Centro Dramático Bernardo Santareno, é natural do Ribatejo mas vive actualmente na Guiné Bissau, sendo também membro da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém. A música é de João Madeira, as imagens de Rui Bernardino e os figurinos de Ana Montoya.

O espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’, é de cariz histórico situando-se cronologicamente no século XII, nos anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques (1147), onde governava o alcaide muçulmano Abu Zacaria, grande general e estratega muçulmano, que recebeu a incumbência de governar Santarém, depois de se ter distinguido na sua conquista islâmica. Em 1144, Zacaria consegue retardar a decadência almorávida, ao atacar com sucesso a vanguarda cristã, no bastião templário de Soure, aprisionando os seus defensores. A esses prisioneiros, vai oferecer a possibilidade de resgatarem as suas vidas, trabalhando como contrapartida, no reforço das muralhas da velha Xantarim. Entre a História e a ficção, Santarém é palco de uma grandiosa lição de tolerância e de respeito pela dignidade humana, que termina com o sacrifício trágico de alguns dos monges guerreiros templários, em nome da sua fé cristã.

O Curso de Iniciação Teatral, do Centro Dramático Bernardo Santareno, continua com as inscrições abertas e as aulas realizam-se todas as quintas-feiras entre as 18h30 e as 20h30, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Leia também...

Conferência de Cândido Azevedo no CIJVS

“A China e a fixação dos portugueses em Macau: os segredos da sobrevivência” é o tema da conferência do Professor Doutor Cândido Azevedo, promovida…

Torres Novas comemora 25 de Abril nas plataformas digitais

O Município de Torres Novas irá promover as comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril de 1974 através sobretudo das suas plataformas digitais,…

Produção poética contemporânea na Biblioteca Municipal de Torres Novas

O auditório da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe, sábado à tarde, a apresentação da revista de poesia NERVO e uma conversa…

“Os Dias da Rádio” leva o teatro às freguesias do concelho de Coruche

A Companhia Rituais Dell Arte, apresenta “Os Dias Da Rádio”, este domingo, dia 14 de Outubro, no Concelho de Coruche. Fajarda e Biscainho, são…