Foto de arquivo
Foto de arquivo

O Município de Coruche apresenta oficialmente o seu cartaz de eventos para 2023 na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, de 1 a 5 de Março. Em comunicado, o município revela que “a agenda revela um cartaz cultural e desportivo inspirado pelo montado e pela lezíria; pelos sabores harmonizados de um destino gastronómico de rotas enoturísticas; pela emoção dos concertos e das festas à beira-rio; pela paisagem próspera e deslumbrante, sobrevoada em balão de ar quente, ou pela adrenalina do curso do Sorraia e dos trilhos de corrida e BTT. Coruche é cultura, futuro e tradição. Coruche é Paz e aventura. Coruche Inspira”.

Integrando o stand da Entidade Regional de Turismo de Alentejo e Ribatejo no Pavilhão 1, espaço RB01, Coruche avança logo no primeiro dia de feira, pelas 14 horas, com a ação “Diferenciar Coruche | Montado de Sobro e Cortiça – Portugal é Maior”. A ação, assente no conhecimento produzido pela estratégia “Turismo 2021-2026: Diferenciar Coruche”, procura abrir caminho a novos projetos e oportunidades, estendendo-se à apresentação do passaporte “Um Território a Descobrir” e do cartaz de eventos do Concelho para 2023. Ainda no dia 1 de março, realiza-se uma prova gastronómica do melhor que a região tem para oferecer, estando prevista a participação de restaurantes locais de referência. Coruche, que se apresenta em stand duplo de promoção do Concelho e do projeto PROVERE Coruche e Montado de Sobro e Cortiça, promete ainda surpresas, a oferta de brindes, vouchers e recordações inesquecíveis.

Cartaz de eventos 2023:

3 a 5 de Março – 33.ª edição das Jornadas de Gastronomia As Jornadas de Gastronomia prestam homenagem à gastronomia típica local no fim de semana de 3 a 5 de março. Dez restaurantes aderentes apresentam propostas irrecusáveis de degustação do melhor que o Ribatejo oferece. O programa, que oferece ainda animação e música, recorda também o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contribuindo de forma indelével para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense.

27 de Abril a 1 de Maio – VI Festival Internacional de Balonismo de Coruche O Festival Internacional de Balonismo de Coruche regressa já em abril com balões de ar quente de diferentes formas e cores, provenientes de vários pontos do mundo, que irão mais uma vez transformar os céus de Coruche. Também os visitantes são transformados pela paisagem única, no silêncio manso da grande altitude, sobre a lezíria do Vale do Sorraia, testemunhando o montado de sobro a abraçar o horizonte. Para quem não aprecia grandes altitudes, o Festival tem também balões estáticos, fixos ao solo, uma feira de artesanato e produtos locais, um evento de caminhada e intensa animação paralela, repleta de surpresas e momentos inesquecíveis para toda a família.

28 de Abril a 1 de Maio – 19.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo A carne de toiro bravo é protagonista e dá o mote a este evento gastronómico único ao qual estão associados os valores tradicionais da cultura tauromáquica. O certame, que recebe em média cerca de 20 mil visitantes por edição e que tem lugar destacado nos principais roteiros gastronómicos, realiza-se este ano de 28 de abril a 1 de maio em típicas tasquinhas ribatejanas instaladas na Praça de Toiros de Coruche. Está prometida animação musical, bem como exposições e atividades paralelas, entre as quais mostras de artesanato, folclore, atividades desportivas e animação taurina.

29 de Abril a 1 de Maio – Clássicos de Coruche Em paralelo à 19.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo, acontece, de 29 de abril a 1 de maio, a exposição Clássicos de Coruche – automobilia, carros, motas e bicicletas -, organizada pelos Clássicos de Coruche.

25 a 28 de Maio – 15.ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça A FICOR reúne os principais atores da fileira do sobreiro e da cortiça no Centro de Exposições localizado na Vila e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, reservado para conferências e debates em torno de temas relativos à investigação e à inovação, à valorização turística e à animação territorial do montado, nomeadamente projetos desenvolvidos no âmbito da EEC Provere Montado de Sobro e Cortiça. O programa estará repleto de eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, espetáculos e exposições. A FICOR mostra uma vez mais as inúmeras potencialidades naturais e geográficas do Concelho, valorizando o montado de sobro como nicho ecológico e económico de valor inestimável e reforçando a liderança internacional de Portugal no setor. Porque Coruche é capital mundial da cortiça.

28 de Maio – 17.ª edição da Corrida das Pontes e da Família A Corrida das Pontes e da Família reúne, no último dia da FICOR, centenas de atletas que participam numa verdadeira festa desportiva a correr ou a caminhar. À semelhança de edições anteriores, é possível fazer um percurso de dez quilómetros em estrada plana (Corrida das Pontes) ou, como alternativa, uma caminhada de 3,5 quilómetros (Corrida da Família). A Corrida das Pontes tem vindo a destacar-se ao longo dos anos pela excelente organização e pelo percurso atrativo que anualmente é traçado. A grande afluência ao evento é partilhada com a Corrida da Família, que se realiza em simultâneo e que é dedicada ao público em geral.

17 e 18 de Junho – 24H BTT CCH A prova de resistência em bicicleta de montanha 24H BTT CCH disputa-se durante 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejanas num circuito de aproximadamente dez quilómetros por volta. A competição de BTT mais aguardada do concelho põe à prova participantes a solo ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro ou seis elementos. Como sempre, garantem-se surpresas e novos desafios.

17 de Junho a 15 de Julho – Sons de Verão O festival de música Sons de Verão preenche as noites quentes de verão com uma programação cuidada que reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros diversificados, do jazz à música popular; do rock ao folclore, e sempre ao ar livre.

25 de Junho – Triatlo de Coruche A zona ribeirinha da vila de Coruche recebe a 25 de junho centenas de atletas preparados para o Triatlo de Coruche, grande desafio constituído por uma prova de triatlo pontuável para o Campeonato Nacional Jovem de Clubes de Estafetas Mistas. O Triatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche e da Federação de Triatlo de Portugal. O evento anima verdadeiramente o centro da Vila e toda a zona ribeirinha.

20 a 23 de Julho – Festival da Juventude O Festival da Juventude é, na verdade, muito mais do que uma festa dedicada à juventude. Além da oferta cultural, preveem-se eventos desportivos (torneios de futsal, futebol de praia, canoagem, entre outros), mas também criativos, radicais e puros momentos de animação e festa com DJs, concertos, sunsets e animação noturna.

5 e 6 de Agosto – Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Água Doce (jovens) O Campeonato do Mundo Jovem de Pesca Desportiva em Água Doce realiza-se na pista de Coruche do rio Sorraia entre os dias 5 e 6 de agosto. A prova reúne em Coruche atletas oriundos de todo o mundo nos escalões sub-15, sub-20 e sub-25. O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. Esta riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo o Sorraia considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.

14 a 19 de Agosto – Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo A principal festa coruchense, em honra de Nossa Senhora do Castelo, é o grande momento de encontro das gentes, marcando também o regresso da diáspora coruchense e a receção de visitantes que reconhecem a grandiosidade das celebrações em devoção à padroeira de Coruche. Todos os anos milhares de visitantes testemunham mostras da excelente gastronomia ribatejana, a procissão, o cortejo histórico e etnográfico, o tradicional fogo-de-artifício, concertos, animação taurina nas ruas do centro histórico e tertúlias numa multiplicidade de iniciativas que caracterizam o território e a cultura coruchense.

22 a 24 de Setembro – Feira de São Miguel A centenária Feira de São Miguel preserva tradições que remontam às origens do concelho, nomeadamente a atividades predominantes em épocas ancestrais, como a agricultura. Já não se veem carrosséis ao som de flautistas, mas ainda se destaca o mercado da feira no Parque de Feiras e Merendas, que reúne vendedores, artesãos, animação, gastronomia e o que de mais genuíno e tradicional Coruche tem para dar.

27 de Outubro a 5 de Novembro – XXXIX Feira do Livro A 39.ª edição da Feira do Livro de Coruche promete, além da excelente oportunidade para aquisição de livros a preços acessíveis, um evento repleto de focos de interesse para todas as gerações. Estabelecendo o cenário perfeito para apresentação de obras de autores locais e nacionais de forma próxima e participativa, a feira prima ainda pela programação de workshops, conversas com autores convidados, palestras e sessões de leitura para o público em geral, não esquecendo os contos e as sessões interativas que fascinam os mais novos. A Biblioteca Municipal de Coruche dinamiza também sessões de animação de leitura para crianças, sendo possível visitar a biblioteca móvel Coruja do Saber, que mantém as portas abertas a todos os leitores e visitantes.

10 a 12 de Novembro – Festival da Sopa de Carne de Coruche e Dia Europeu do Enoturismo A primeira edição do Festival da Sopa de Carne une-se às celebrações do Dia Europeu do Enoturismo, propondo a degustação da receita tradicional apontada pelo gastrónomo José Labaredas no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares” – um evento gastronómico imperdível que exalta uma receita transmitida de geração em geração, preparada por diversos chefs da restauração local. O Festival dá a provar os segredos da sopa de carne de Coruche, incluindo ingredientes frescos da região. Simultaneamente, a propósito da celebração do Dia Mundial do Enoturismo, o Município associa-se mais uma vez à Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) e à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover um programa de dois dias (11 e 12 de novembro) em celebração da cultura, do património e das tradições, mas também do enoturismo e dos produtores de vinho, que contribuem significativamente para a valorização do território e da identidade coruchenses. São dois dias de um programa rico em atividades lúdicas como caminhadas e exposições temáticas que nos recordam que Coruche é um concelho de forte tradição vitivinícola com riquíssimo património cultural associado ao vinho. Em Coruche, o vinho é ainda um pretexto para descobrir as paisagens, o património, a gastronomia, a cultura e as gentes.

15 de Novembro de 2023 a 6 de Janeiro de 2024 – No Natal, Coruche é o Local No período de Natal o Município promove programação lúdica e cultural imbuída de verdadeiro espírito natalício. À chegada do Pai Natal à Vila seguem-se o Comboio de Natal, desfiles temáticos e animação de rua, mas também concertos e programação especialmente pensada para os mais pequenos, que podem deixar as suas cartas ao Pai Natal na Casa do Pai Natal, localizada na Praça da Liberdade. No mesmo período, é ainda possível ganhar prémios em campanhas de incentivo à compra no comércio e na restauração locais. No Natal, Coruche é o local.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…