Almeirim inaugurou hoje, 5 de Maio, a primeira creche municipal, um dos primeiros equipamentos deste género no país.

A Creche Municipal “Largo do Conde” foi inaugurada hoje, 5 de Maio, pelas 11h30, numa cerimónia que contou com a presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Renato Possante Bento, director da Segurança Social de Santarém e de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

Na cerimónia, Pedro Ribeiro, referiu que ao longo dos mandatos realizou várias inaugurações, mas “nunca tive nenhuma onde houvesse tanta expectativa e onde tanta gente tivesse respondido logo que queria cá estar,” observou.

O autarca afirmou que “é um espaço que fará a diferença para cerca de 60 famílias e ver a felicidade das pessoas que aqui estão é fundamental. Há uma enorme necessidade deste tipo de espaços e desta oferta. É preocupação de muitos pais como é que vão voltar à sua vida e ao seu trabalho e deixar as crianças em segurança,” notou.

Ana Mendes Godinho felicitou Pedro Ribeiro referindo que “é um dia feliz para Almeirim e para todos nós, porque é ver no terreno acontecer medidas estruturais que mudam vidas”, considerou.

“Ou investimos na infância ou estamos condenados como país,” alertou.

A ministra referiu que o facto de se apostar em creches é aumentar o interesse das famílias neste tipo de equipamento, focado nas crianças.

“Estamos com uma grande procura no ponto nesta necessidade e esta tem de ser uma prioridade no país,” apontou Ana Mendes Godinho.

A ministra realçou ainda a importância das creches no acompanhamento das crianças durante os anos em que as frequentam que inclui todas as despesas com as actividades e serviços habitualmente prestados, e acredita que “é das medidas mais transformadoras do país”.

“Qualquer criança que nasça em Portugal, independentemente das condições socioeconómicas dos pais tem que ter uma creche gratuita. Isto significa que é criar igualdade de direitos às crianças e de integração social”, realçou Ana Mendes Godinho.

A inauguração da Creche Municipal de Almeirim contou também com a presença de Eurico Henriques, presidente da Assembleia Municipal e restante vereação da Autarquia.

A creche situa-se no Largo Manuel Rodrigues Pisco, no antigo edifício do Tribunal de Almeirim, e entrou em funcionamento no passado dia 2 de Maio. Tem capacidade para receber 60 crianças, distribuídas por quatro salas. Uma de 0-1 anos com 10 lugares, uma de 1-2 anos com 14 lugares e duas de 2-3 anos num total de 36 lugares.

Leia também...

Vitória Clube de Santarém vence três taças do Ribatejo no mesmo fim de semana

O último fim de semana foi absolutamente inolvidável para o futsal do Vitória Clube de Santarém, que, em dois dias de intensas finais, abrilhantou…

União dos Sindicatos da CGTP-IN com novo coordenador regional

O dirigente sindical Valter Ferreira é o novo coordenador regional da União de Sindicatos/CGTP-In de Santarém, substituindo Rui Aldeano na coordenação da nova equipa…

Família pede ajuda para encontrar jovem desaparecido

Um jovem de 22 anos, residente em Fazendas de Almeirim, está desparecido desde segunda-feira, dia 12 de Junho. Diogo saiu de casa pelas 20h30…

CPCJ de Santarém assinala o encerramento do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com Laço Azul Humano

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém assinalou, no passado dia 30 de abril, o encerramento das iniciativas do Mês…