Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública, que comemora 145 anos esta segunda-feira, 17 de Maio, deu conta da diminuição da criminalidade geral no ano de 2020, na sua área de intervenção no distrito de Santarém.

Em comunicado, a PSP de Santarém revela que efectuou 280 detenções no ano passado, na sua maioria em fiscalização rodoviária. Os crimes por falta de habilitação legal para o exercício da condução e condução de veículo com taxa de alcoolémia igual ou superior a 1,2 g/l, foram os que mais de destacaram neste balanço.

A criminalidade denunciada em 2020, comparativamente com 2019, registou uma diminuição de 11,6 por cento na criminalidade geral, o decréscimo de 33,1 por cento na criminalidade violenta e grave e de 17,4 por cento nas detenções. Relativamente à violência doméstica, foi registado o decréscimo de 17,7 por cento. Numa análise comparativa do 1.º trimestre de 2020 com igual período de 2021, regista-se uma diminuição de 36,2 por cento na criminalidade geral, um decréscimo de 11,1 por cento na criminalidade violenta e grave e de 41,0 por cento nas detenções. Relativamente à violência doméstica, regista-se a diminuição de 57,8 por cento.

“O empenho operacional, ao longo do último ano, foi intenso e extremamente exigente para todos os profissionais deste Comando de Distrital. Para além das quotidianas missões de segurança das populações, onde se inclui a fiscalização das medidas implementadas para combate à propagação da pandemia, exercemos ainda o vasto leque de atribuições que nos estão acometidas, desde a investigação criminal, à manutenção da ordem pública, regularização e fiscalização rodoviária, à protecção ambiental e às funções de Polícia Administrativa – no controlo, licenciamento de fiscalização em matéria de armas e explosivos, e da actividade da segurança privada –, entre outras”, refere João Amado, comandante distrital de Santarém da PSP há quatro anos.

Durante o ano de 2020, a PSP apreendeu 6.845,1 doses de produto estupefaciente e 224.254,45 doses de produto estupefaciente apreendidas já durante os primeiros meses de 2021. Para além de mais de 2700 armas de fogo recolhidas durante o ano de 2020.

A PSP está distribuída pelas cidades de Santarém, Tomar, Abrantes, Cartaxo, Entroncamento, Ourém e Torres Novas, o Comando Distrital de Santarém, e tem a responsabilidade de segurança de 124 645 habitantes, numa área total de 243,4 km².

“Neste tempo de adversidades que todos atravessamos, com a pandemia por Covid-19, através do policiamento de proximidade, o Comando Distrital Santarém mantém o empenho na prestação de auxílio necessário, não só à população em geral, mas principalmente à população mais vulnerável, nomeadamente, idosos e crianças”, conclui a nota do Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública.

Leia também...

Doutor Cândido Azevedo dá conferência em Santarém

Professor Doutor Cândido Azevedo, orientalista e estudioso da História da Expansão Portuguesa,…

Município de Santarém reúne com Embaixador do Brasil

Raimundo Carreiro Silva, Embaixador do Brasil em Portugal recebeu no dia 13…

Município de Abrantes deu boas-vindas aos professores no início do ano lectivo

O Aquapolis Norte, em Abrantes, acolheu na passada quinta-feira, 12 de Setembro,…
Foto de Arquivo

EDP testa soluções de ‘drone’ e ‘Lone Worker’ na barragem Castelo do Bode com 5G

Um ‘drone’ que faz inspeção em tempo real à barragem de Castelo…