Foto ilustrativa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou à população que tome medidas de protecção contra o calor, face à previsão de subida das temperaturas, em especial doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Para enfrentar o calor intenso previsto, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não de tenha sede, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Na recomendação publicada no seu ‘site’, a DGS aconselha a população a fazer refeições frias e leves e comer “mais vezes ao dia” e a utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol.

Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11H00 e as 17H00, manter-se em ambientes frescos arejados, pelo menos duas a três horas por dia, utilizar protector solar com factor igual ou superior a 30 e evitar actividades que exijam “grandes esforços físicos”, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, são outros conselhos da autoridade de saúde.

Para quem trabalha no exterior, a DGS recomenda que se hidratem frequentemente e se protejam com roupa larga e chapéu e apela para que trabalhem acompanhados, porque em situações de calor extremo poderão ficar confusos ou perder a consciência.

Já para quem tem de viajar de carro, o conselho é escolher as horas de menor calor e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

A DGS apela ainda para quem tem familiares idosos ou conheçam pessoas que vivam isoladas para as contactar e assegurar a sua correcta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;

“Se é doente crónico ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas especificas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808 24 24 24”, refere a DGS, recordando ainda a importância de as pessoas usarem sempre máscara e manter a distância física no caso de estar num espaço público climatizado.

Leia também...

Com liderança de Ceia da Silva, novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo tomaram posse hoje

Os novos órgãos sociais da Turismo do Alentejo / Ribatejo – liderados…

Cartaxo continua a figurar na lista de municípios mais endividados do país

O município do Cartaxo continua a ser um dos mais endividados do…

Proteção Civil com verba de 1,5 ME para equipamentos de proteção individual florestal

A Proteção Civil vai ter uma verba de 1,5 milhões de euros…

Nova esquadra da PSP no Entroncamento começou a ser construída num investimento de 2ME

O ministro da Administração Interna (MAI) assinalou hoje o início da construção…