O Dia Internacional dos Museus foi assinalado, ontem, dia 18 de Maio, pelo Município de Santarém com um programa que teve como tema central o Museu S. João de Alporão.

A iniciativa, que contou com a presença do Presidente do Município, Ricardo Gonçalves, e do Vereador com o pelouro da Cultura, Nuno Domingos, começou com uma visita guiada em contexto de obra, à Igreja de S. João de Alporão, com a empresa in Situ, na qual participaram cerca de 60 pessoas que fizeram questão de voltar a entrar naquele espaço e ver os trabalhos que estão a ser realizados.

O historiador Luís Mata, do Município de Santarém, e Marina Granero, da empresa In Situ, falaram sobre as diversas intervenções que foram, ao longo dos anos, feitas em S. João de Alporão, mostrando as suas evidências, e sobre a intervenção que está atualmente a ser feita no edifício, tendo sido salientado que esta é uma intervenção que vai sendo desenvolvida tendo sempre presente a reação dos materiais aplicados e procurando perceber como o edifício se comporta em contacto com eles.

Já na Casa do Brasil Luís Mata proferiu a palestra “Querer é poder? O Museu de S. João de Alporão: expetativas e vicissitudes”, onde falou sobre a história do S. João de Alporão e das diversas intervenções que foi tendo, tanto de manutenção como de adaptação às diferentes utilizações. O arqueológo Marco Liberato, que está a fazer os trabalhos arqueológicos no local, encerrou a palestra mostrando as várias fases de intervenção feitas pela equipa de arqueologia e sobre o que ainda se prevê fazer para que mais e melhores conclusões se possam retirar da utilização deste edifício, que integra o Museu Municipal.

As comemorações culminaram com um apontamento musical pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, no Jardim da Casa do Brasil.

Esta efeméride é celebrada anualmente a 18 de maio, desde 1997, para reforçar os laços dos museus com a sociedade através de várias atividades culturais.

Este ano o mote alusivo é o “Poder dos Museus” destacando assim “o poder transformador dos museus e o seu importante papel na transformação de um mundo melhor”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…