Por deliberação, unânime e aclamada, da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, extraordinariamente reunida para o efeito no passado sábado, dia 16 de Outubro, foi atribuído ao Quartel Sede desta Corporação escalabitana o nome do actual Presidente da Direcção, Diamantino Cordeiro Duarte.

Objectivo antigo da Associação, que durante mais de meio século tentou encontrar uma solução para a substituição do degradado e exíguo Quartel instalado na Rua Dr. Teixeira Guedes, foi apenas no ano de 2004, que a Direcção, já então sob presidência de Diamantino Duarte, logrou concretizar um acordo com a empresa António Jorge & Filhos, Lda. e com a Câmara Municipal de Santarém, para a construção do novo edifício na Rua Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.

Em Novembro de 2007 foi, então, inaugurado o novo Quartel, muito funcional, amplo e com um projecto de arquitectura moderno, capaz de dialogar com o espaço envolvente.

Segundo a Proposta apresentada pelos Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, “Mau grado a ausência de comparticipação do Estado na construção e no apetrechamento operacional do novo Quartel, a Associação Humanitária, com o apoio parcial da Câmara Municipal de Santarém, logrou concretizar este grande sonho, não hipotecando o futuro da Corporação e mantendo as condições de operacionalidade condignas para todos quantos de uma forma abnegada servem a nossa Corporação. Sem desdouro para nenhum Director que anteriormente tenha dado o seu contributo à nossa Associação – a quem queremos render em permanência o preito da nossa homenagem e gratidão – esta obra tudo deve à capacidade empreendedora, à dedicação e à ousadia do actual Presidente da Direcção, Senhor Diamantino Cordeiro Duarte.”

A atribuição do nome de Diamantino Cordeiro Duarte ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santarém inscreve-se no âmbito das comemorações do 150.º aniversário da Corporação, efeméride que se registará no próximo dia 29 de Outubro.

Leia também...

Município de Ourém já despendeu mais de 1 ME para colmatar danos de 2022

O Município de Ourém, um dos mais afectados pelos incêndios em Julho de 2022, já despendeu mais de um milhão de euros para fazer…

Autarca de Tomar defende alteração legislativa que defina sistema nacional de proteção civil

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, considera “imperativa” uma alteração legislativa que defina o sistema nacional de proteção civil de que o país…

Continente e arquipélago da Madeira afetados por nova depressão

Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão voltar a ser afetados na quarta-feira por uma nova depressão que vai trazer chuva por vezes…

Centro de Convívio da Terceira Idade do Entroncamento celebra 35º aniversário

No dia 11 de junho, comemorou-se o 35º aniversário do Centro de Convívio da Terceira Idade. As comemorações decorreram nas instalações do Centro de…