A tenente-coronel Elisabete Silva tornou-se hoje na primeira mulher a comandar o grupo de carros de combate da Brigada Mecanizada e também a assumir o comando do quartel de Cavalaria, por inerência.

A cerimónia de tomada de posse, que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância (Santarém), contou com a presença do Presidente da República.

Elisabete Silva foi ajudante de campo da Casa Militar de Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia militar contou com breves intervenções da nova comandante do grupo de carros de combate da Brigada Mecanizada, a primeira mulher a assumir o comando desta unidade operacional do Exército, e do chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), general Nunes da Fonseca, na presença de militares, autarcas e familiares de Elisabete Silva.

Elisabete Silva, de 42 anos, nasceu em Lousada, é casada e mãe de dois filhos, e foi a primeira oficial a integrar os quadros da Arma de Cavalaria do Exército Português, contando hoje com mais de duas décadas de serviço.

A sua carreira começou com a entrada na Academia Militar em 1997, onde concluiu a Licenciatura em Ciências Militares em 2003, regressando mais tarde à instituição como docente dos cursos de Cavalaria, entre 2015 e 2017. Em 2018 terminou o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Universitário Militar.

Entre as diversas funções de comando da componente operacional desempenhadas encontra-se a do Esquadrão de Reconhecimento, equipado com os Carros de Combate Leopard 2 A6, na Brigada Mecanizada. A nível internacional, foi Comandante de Pelotão de Atiradores do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada destacado para a Bósnia-Herzegovina.

Leia também...

Detido por violência doméstica na Chamusca

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Especificas (NIAVE) deteve, no dia 7 de Março, um homem…

Turismo do Centro aplaude proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário de Fátima, justifica plenamente a candidatura a Património da Humanidade, sugerida pelo…

Ana Bernardino é a nova presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo

Ana Bernardino foi eleita presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo, sucedendo assim a Elvira Tristão, na liderança da MS-ID cartaxense, até 2024. A eleição…

Assembleia Geral de Acionistas da GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Encontrando-se agendada para o próximo dia 12 de maio de 2025, às 14:30H, a Assembleia Geral de Acionistas da GARVAL – Sociedade de Garantia…