A tenente-coronel Elisabete Silva tornou-se hoje na primeira mulher a comandar o grupo de carros de combate da Brigada Mecanizada e também a assumir o comando do quartel de Cavalaria, por inerência.

A cerimónia de tomada de posse, que decorreu no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância (Santarém), contou com a presença do Presidente da República.

Elisabete Silva foi ajudante de campo da Casa Militar de Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia militar contou com breves intervenções da nova comandante do grupo de carros de combate da Brigada Mecanizada, a primeira mulher a assumir o comando desta unidade operacional do Exército, e do chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), general Nunes da Fonseca, na presença de militares, autarcas e familiares de Elisabete Silva.

Elisabete Silva, de 42 anos, nasceu em Lousada, é casada e mãe de dois filhos, e foi a primeira oficial a integrar os quadros da Arma de Cavalaria do Exército Português, contando hoje com mais de duas décadas de serviço.

A sua carreira começou com a entrada na Academia Militar em 1997, onde concluiu a Licenciatura em Ciências Militares em 2003, regressando mais tarde à instituição como docente dos cursos de Cavalaria, entre 2015 e 2017. Em 2018 terminou o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Universitário Militar.

Entre as diversas funções de comando da componente operacional desempenhadas encontra-se a do Esquadrão de Reconhecimento, equipado com os Carros de Combate Leopard 2 A6, na Brigada Mecanizada. A nível internacional, foi Comandante de Pelotão de Atiradores do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada destacado para a Bósnia-Herzegovina.

Leia também...

Serra d’Aire reuniu 500 escuteiros da região de Santarém

Os Encontros Regionais de Lobitos e de Pioneiros decorreram entre os dias 2 e 6 de Julho, no Campo Escola de Serra d’Aire, onde…

Salvaterra de Magos quer candidatar artes de pesca do Escaroupim ao Inventário Nacional

A Câmara de Salvaterra de Magos quer candidatar as artes de pesca da aldeia avieira do Escaroupim ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial,…

Câmara de Benavente admite alterar requalificação de largo se estiver em risco prestação de socorro

A Câmara de Benavente admite alterar a requalificação do Parque Ruy Gomes, em Samora Correia, na sequência do alerta do comandante dos bombeiros para…

Montepio e sete ex-administradores conhecem hoje sentença em Santarém

O Montepio e sete antigos administradores conhecem hoje a decisão do Tribunal da Concorrência sobre os recursos que interpuseram às coimas superiores a 5…