“Nini e Simão – A Aventura da Alimentação” é o título do livro de Ana Catarina Silva, enfermeira no Hospital Distrital de Santarém (HDS), que, conforme explica, se centra na alimentação e nos bons hábitos alimentares, dirigindo-se às crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

Para além do enredo da história, são explicados conceitos relacionados com a saúde de forma simples e através de metáforas e comparações. Através deste projeto, a autora pretende promover a literacia em saúde dos mais novos, passando uma mensagem saudável e com linguagem acessível, possibilitando que imaginem e aprendam simultaneamente.

O livro aborda temas como a Roda do Alimentos, a importância da água, de comer alimentos saudáveis, do exercício físico, dos nutrientes, das enzimas, entre outros.

“Por vezes, quando estamos a fazer educação para a saúde em crianças, não conseguimos passar as mensagens de forma fácil de compreender. Com imagens, consegue-se estimular um pouco mais a criatividade e a imaginação e desta forma a adesão a comportamentos saudáveis”, menciona Ana Catarina Silva.

“Verificamos que há hoje uma taxa elevada de obesidade infantil e é importante cada vez mais reforçar os bons hábitos alimentares”, acrescenta a autora deste livro infantil.
O livro, lançado no passado mês de Maio, está disponível nas livrarias do País.

Leia também...

Ludgero Mendes eleito presidente da AG da Federação de Folclore Português

O escalabitano Ludgero Mendes tomou posse como presidente da Assembleia-Geral (AG) da Federação de Folclore Português (FFP), no passado domingo, 5 de Janeiro, em…

Casa do Cubos vai ter núcleo com máquinas fotográficas

A Casa dos Cubos, em Tomar, vai acolher um núcleo expositivo de máquinas fotográficas, com base na colecção de cerca de 400 exemplares de…

Escola de acordeão Andreia Sofia conquista 2º lugar no “Acordeão d’Ouro”

Concurso promovido pelo programa Praça da Alegria, da RTP

Festival da Sopa da Pedra em Almeirim adiado para 2021

A Confraria Gastronómica de Almeirim e a Câmara Municipal de Almeirim decidiram adiar para 2021 o Festival da Sopa da Pedra, por entenderem não…