A ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai certificar dois restaurantes do concelho de Azambuja, no próximo dia 12 de Outubro.

Esta iniciativa surge no âmbito do projecto desenvolvido pela ERTAR, com a colaboração dos Municípios da Região do Ribatejo que integram esta entidade. O projecto tem como objectivo valorizar a gastronomia ribatejana, promovendo junto dos mercados nacional e internacional, através da mestria e autenticidade de uma culinária única e identitária. Para os restaurantes receberem esta certificação têm de cumprir um conjunto de requisitos de qualidade, que vão ao encontro da valorização da gastronomia tradicional e dos produtos endógenos da região, como por exemplo os ingredientes utilizados na confecção dos pratos, os vinhos, o ambiente, o serviço ou a decoração.

Este projecto contempla, ainda, a edição de um Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo e a criação da Carta Gastronómica da Lezíria Ribatejana, que está a ser elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo. Serão, assim, elementos essenciais para a promoção turística da região e de cada um dos concelhos, com destaque dos restaurantes integrantes, dos vinhos, dos pratos e doces regionais.

O Presidente da ERTAR, Ceia da Silva, irá distinguir o Restaurante Mercearia do Peixe & Cia, em Vila Nova da Rainha (Nacional 3), pelas 18h00 e o Restaurante Oficina dos Sabores em Aveiras de Cima, pelas 18h30, com o diploma de certificação.

Leia também...

Milhares de concorrentes esperados em Abrantes nos mundiais de Agility

Os campeonatos mundiais de Agility e o Open Europeu da modalidade vão decorrer em julho, durante três semanas, em Abrantes, sendo esperados cerca de…

“O Silêncio Habitado” propõe uma travessia interior através da palavra

Obra composta por cinquenta poemas organiza-se em cinco ciclos temáticos e explora, de forma simbólica e serena, a tensão entre o silêncio e a…

Gilberto Leandro eleito presidente da Associação Académica de Santarém

Gilberto Leandro é o novo presidente da Associação Académica de Santarém, sucedendo assim a Carlos Esteves, que esteve à frente da instituição nos últimos…

Não façam do novo Mercado Municipal um “Café Central”

O que têm em comum o “Café Central” e o Mercado Municipal? São ambos espaços emblemáticos de Santarém. Quase todas cidades deste país têm…