Responder a ocorrências no Centro Histórico é um problema para a mobilidade de meios de socorro em Santarém

Nem sempre é fácil a progressão na via pública para os meios móveis de socorro e emergência, quando solicitados para ocorrências que decorrem na zona do Centro Histórico de Santarém.

Devido ao estacionamento abusivo de alguns automobilistas, torna-se bastante complicado circular com veículos em determinadas artérias. Quando esses veículos vão em auxílio de alguém ou de alguma ocorrência de emergência, o tempo de espera e as manobras necessárias ocupam tempo que pode ser crucial na tarefa que vão desempenhar.

Não é um caso isolado, quase todas as semanas acontece uma ambulância ou viatura pesada de combate a incêndio e catástrofes ficar retida no trânsito da zona histórica da cidade por não conseguir transpor obstáculos criados por automobilistas que, quer por descuido ou qualquer outro motivo, teimam em deixar as suas viaturas estacionadas em cima de passeio ou em cruzamentos apertados.

Hoje mais um caso, mesmo à porta da redação do nosso jornal, no cruzamento da Rua Serpa Pinto com a Rua Luís de Camões, numa zona bastante movimentada, devido à proximidade de serviços como bancos e farmácias. Uma viatura pesada dos Bombeiros Municipais de Santarém, que se dirigia para uma ocorrência na Calçada de Mem Ramires, teve sérias dificuldades em passar neste cruzamento pois de ambos os lados da estrada estavam viaturas estacionadas nos passeios, ocupando abusivamente não só estes, como parte da via. Apesar de assinalar marcha de emergência e de ligar o sinal sonoro, foram precisas várias manobras e muita perícia, bem como a ajuda de alguns populares, para que a viatura de emergência conseguisse seguir o seu destino.

Não é por falta de policiamento e de fiscalização do estacionamento abusivo, pois essa acontece com frequência. Trata-se de uma questão de civismo e respeito pela via pública e pela segurança de viaturas e peões, como se ouviu junto dos transeuntes que testemunharam a situação.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS