O Espaço Jackson na localidade de Glória do Ribatejo abriu as suas portas à população no sábado, dia 15 de Agosto, numa visita que teve início com a actuação da acordeonista Joana Feijão e terminou com a actuação da banda “Os Magano”.

Este espaço é uma infraestrutura cultural que integra dois importantes equipamentos, o Pátio das Colectividades e o Auditório. O Pátio das Colectividades reúne espaços de trabalho e de reunião do Agrupamento de Escutas nº 1012 da Glória do Ribatejo, da Associação Febre Amarela, da Associação Teatro Paulo Claro – Os Rapazes da Aldeia, do grupo motard “Os Cabras”, das Marionetas Subúrbio e da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, associações a quem foram entregues as chaves das instalações numa singela cerimónia de assinatura de auto de entrega.

Dispõe ainda de duas salas afectas à junta de freguesia, de um bar e barbecue de apoio aos eventos das colectividades inseridos numa ampla praça com uma zona coberta, um local bem aprazível. O Auditório dispõe de um Átrio de exposições onde está patente uma exposição alusiva à história (origem) do nome Jackson e à chegada dos primeiros americanos da RARET à Glória do Ribatejo, do pólo da biblioteca municipal e espaço Internet e da Sala Multiusos, equipada com instalações de som, de video-projecção laser, de cortinas cénicas motorizadas e de projectores de teatro, espaço que é apoiado por uma régie e por dois camarins, com capacidade para cerca de duas centenas e meia de pessoas sentadas..

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, mostrou-se muito satisfeito com a concretização deste projeto.

“É com muito orgulho e satisfação que hoje aqui estou convosco pois este projecto é a concretização de um sonho de muitos autarcas sempre adiado e nós assumimos também esse sonho, pusemo-lo aliás plasmado no nosso compromisso eleitoral e conseguimos encontrar solução politica, solução técnica e solução financeira para a sua realização”, destacou o autarca.

O Presidente da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, João Batista de Oliveira, sublinhou a importância da obra e “agradeceu a coragem do executivo Municipal por ter levado avante a realização desta obra de que todos os Glorianos se devem orgulhar, estando todos de Parabéns, mas além de tudo muito gratos”.

Os presentes tiveram oportunidade de visitar o novo espaço cumprindo com as normas de distanciamento social e puderam ainda assistir ao concerto no jardim da banda “Os Magano”, que actuaram no palco da sala multiusos, mas virados para o exterior, uma outra funcionalidade deste novo equipamento.

O investimento total foi de cerca de 1.500.000,00 euros, financiado por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, no montante de 900.000,00 euros, suportando o Município de Salvaterra de Magos, sem recurso a financiamento bancário, os restantes 600.000,00 euros com a obra e os seus equipamentos e mobiliário e os arranjos no exterior envolvente.

Leia também...

“O Teu Tio Pedro”, de Patrícia Costa Mateiro, para “celebrar a vida”

O livro “O Teu Tio Pedro”, de Patrícia Costa Mateiro foi apresentado, ao final da tarde desta sexta-feira, na Sala de Leitura Bernardo Santareno,…

Produção poética contemporânea na Biblioteca Municipal de Torres Novas

O auditório da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe, sábado à tarde, a apresentação da revista de poesia NERVO e uma conversa…

Novas exposições nas ‘Galerias com Arte’ no centro histórico de Santarém

Há duas novas exposições de arte para visitar no centro histórico da cidade, no âmbito do projecto municipal Santarém Cultura, In. Santarém 2019 –…

Centro Cultural de Santarém com fotografia, exposição e ‘Tempero à Mesa’

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) promove no próximo sábado, 1 de Fevereiro, um laboratório de fotografia, a partir das 9h00. As inscrições…