Darius Gabriel Rigman, Robert Varga, Daniel Vacarciuc, Paul Adrian Pop e Nicolae Dochian Rus são romenos e alunos do 3.º ano de Medicina. Escolheram o HDS para realizar um estágio de Verão com a duração de dois meses, ao abrigo do programa Erasmus. Os três primeiros na área de Ginecologia e Obstetrícia e os dois últimos na área de Cirurgia. Dos cinco, apenas Roberto Varga tinha estado anteriormente em Portugal.

Na decisão de Darius Gabriel Rigman pesou o facto de ter conhecimento da existência de bons médicos no HDS, “dispostos a ajudar e ensinar coisas interessantes”. “Portugal é um país maravilhoso, aqui encontrei pessoas com uma mentalidade muito aberta, com o máximo respeito e profissionalismo.”

Robert Varga foi influenciado por uma tia que vive em Portugal e que conhece o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HDS. Para o aluno de Medicina, a experiência superou as expectativas: “as pessoas do Hospital são muito simpáticas e, para mim, estudante de um país que não é tão bem visto na Europa, é importante”.

Por sua vez, Daniel Vacarciuc destaca o facto de ter encontrado um país acolhedor, especialmente os médicos do HDS. “É um dos melhores verões da minha vida! De segunda a sexta aprendemos e praticamos o que aprendemos durante três anos de medicina e ao fim de semana visitamos belas cidades e praias”, refere.

Para Paul Adrian Pop, foi a beleza e tranquilidade da cidade que o levaram à escolha do HDS. O aluno afirma estar feliz com a oportunidade e considera que a experiência está ser muito boa. “Estou a aprender muito sobre medicina”, afirma.

Nicolae Dochian Rus escolheu o HDS por influência do seu colega Robert Varga. “ A experiência está a ser extraordinária, sobretudo porque a equipa médica está empenhada na transmissão de conhecimentos.”

Os estágios tiveram início a 11 de Julho e terminarão a 11 de Setembro.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…