As exéquias do coronel Carlos Matos Gomes, que morreu ontem aos 78 anos, realizam-se a partir de terça-feira em Lisboa, anunciou a família numa rede social.

O velório realiza-se na terça-feira entre as 19:00 e as 23:00 na Capela da Academia Militar, no Paço da Rainha, onde, na quarta-feira às 11:00, será celebrada missa de corpo presente, seguindo-se o funeral para o Cemitério do Alto de S. João, onde se realizará a cerimónia de cremação.

O coronel Carlos Matos Gomes, um dos Capitães de Abril, morreu ontem num hospital em Lisboa.

Matos Gomes, sob o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz publicou vários livros sobre a temática da Guerra Colonial, entre eles, “Nó Cego”, “A Última Viúva de África”, que lhe valeu o Prémio Fernando Namora em 2018, e “Os Lobos não Usam Coleira” (1995), que foi adaptado ao cinema por António-Pedro Vasconcelos, “Os Imortais” (2003).

No ano passado, em nome próprio, Matos Gomes publicou “Geração D” que, em entrevista à Agência Lusa, definiu como uma homenagem e uma autobiografia da sua geração, a que conheceu a ditadura, a Guerra Colonial e fez o 25 de Abril de 1974.

A “Geração D”, explicou, é a geração da “Democracia, da Deserção, da Descolonização, das Doutrinas e do Doutrinar, da Discussão, da Dialética, do Desmistificar, do Desmobilizar, da Denúncia, da Desobediência, do Divórcio”, a geração que “viveu sob um regime de ‘doidos do império’” e dele se libertou.

Carlos de Matos Gomes nasceu em 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Foi oficial do Exército, na Arma de Cavalaria, tendo cumprido comissões em Angola, Moçambique e na Guiné-Bissau, integrado nos Comandos.

Leia também...

Congresso da Sopa em Tomar dá a provar 40 sopas a 2.500 ‘congressistas’

No coração de Tomar, a icónica ilha do Mouchão foi, novamente, palco do maior congresso de sopas nacional, um evento que, para além de…

Mais de 7.500 incêndios e mais de 58.000 hectares ardidos este ano

Um total de 7.517 incêndios rurais foram registados nos primeiros seis meses deste ano em Portugal continental, tendo provocado 58.354 hectares de área ardida,…

24 Horas de BTT este fim-de-semana em Coruche

A 15 e 16 de Junho Coruche é novamente palco da competição nacional de BTT, organizada pelo Município de Coruche em parceria com a…

Rui Sinel de Cordes em Santarém para apresentar novo espectáculo

Rui Sinel de Cordes irá apresentar, no dia 09 de Março, pelas 21 horas, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o seu novo…