A Praça do Peixe em Torres Novas recebe, de 26 de Março a 26 de Junho, a exposição “José Vassalo. Um mausoléu singular”, numa iniciativa conjunta do município e da família do artista.

Comissariada por Raquel Henriques da Silva e Margarida Elias, do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), que se dedicaram nos últimos meses ao estudo da obra do artista, a exposição mostra mais de 70 trabalhos alusivos à vida e obra de José Vassalo, afirma uma nota do município.

“O Museu Municipal Carlos Reis é detentor de um vasto conjunto de mais de mil obras da autoria de José Vassalo, recebido por doação do legatário do artista em 2016 e 2017”, tendo, com o apoio da família, sido, “finalmente, possível estudar a sua obra”, acrescenta.

 No dia da inauguração será lançado o estudo “José Vassalo (1944-2016). Retrato de um pintor na sua torre de marfim”, edição do município torrejano, da autoria de Margarida Elias, estando ainda agendado um programa paralelo de oficinas educativas, para o público do pré-escolar.

Leia também...

Forcados convocam protesto por touradas serem “censuradas”

A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) marcou para o dia 27 de Junho, uma acção de protesto, em vários pontos do país,…

Celebrações da Páscoa de regresso à normalidade em Fátima após dois anos de pandemia

O Santuário de Fátima anunciou que, dois anos após o início da pandemia de covid-19, que condicionou as celebrações em 2020 e 2021, o…

Centro de Interpretação Templário de Almourol já abriu

É o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projecção…

Cartaxo acolhe “caminhadas performativas” no âmbito da programação Materiais Diversos

O Teatro do Silêncio vai realizar no Cartaxo, nos próximos dias 20 e 27, duas “caminhadas performativas”, num projecto que se propõe “ligar o…