Foi ontem inaugurada, no Hospital Distrital de Santarém (HDS), a exposição “Quando a Arte Cuida”, que reúne trabalhos dos colaboradores do HDS e dos utentes da oficINa- Arte Bruta Inclusiva, projecto que aposta na reabilitação de pessoas com doença mental grave. A mostra estará patente no Hall de Entrada do HDS durante o Verão.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, esteve presente na inauguração da exposição e enalteceu a iniciativa. O autarca elogiou os trabalhos expostos, realçando que os mesmos são a prova de que “somos todos diferentes”.

Por sua vez, Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, salientou que “se encararmos a arte não só como um hobbie mas também como uma terapia, isso permite promover a auto-estima e realização pessoal”. Segundo a responsável, esta exposição pretende mostrar que “todos nós somos únicos e insubstituíveis.”

Por último, Carla Ferreira, enfermeira especialista em Saúde Mental e coordenadora do projecto oficINa- Arte Bruta Inclusiva salientou que a exposição permite não só mostrar os talentos dos profissionais do HDS, mas também promover a inclusão e combater o estigma da doença mental.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Torres Novas assinala Dia Internacional da Biodiversidade

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, assinala na quinta-feira o Dia Internacional da Biodiversidade com a conferência “A importância da Biodiversidade”,…

Diocese de Santarém promove “Ciclo de Conferências em Família”

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover a realização de um Ciclo de Conferências em Família, durante sete meses, dedicado aos temas da…

Cortes & Lendas regressa a 1 de Julho

Em 2022, o evento Cortes & Lendas | Santarém Medieval regressa ao Convento de S. Francisco, sob o tema: “As Cortes de 1273, de…

Jovens de Santarém participam na Academia de Ativismo

A iniciativa Academia de Ativismo vai reunir entre 25 de Junho e 10 de Julho um grupo de 25 jovens entre os 19 e…