O Santuário de Fátima está a disponibilizar aos peregrinos duas propostas para conhecerem os vários espaços, numa perspectiva espiritual, com base no tema que marca aquele templo mariano até 2023: “Como Maria, Portadores da Alegria e do Amor”.

Segundo informação do Santuário, o Itinerário do Peregrino está disponível nos postos de distribuição do Recinto de Oração e na zona dos Valinhos e Aljustrel.

O primeiro começa na Cruz Alta, seguindo para a Capelinha das Aparições. No piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, os peregrinos são convidados a contemplar os espelhos de água e a rezar na Capela do Santíssimo Sacramento.

Seguem-se os painéis de vidro da fachada da Basílica da Santíssima Trindade, passando pelo monumento ao Muro de Berlim, terminando na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde se encontram os túmulos dos três videntes – Jacinta, Francisco e Lúcia.

O itinerário da zona dos Valinhos e Aljustrel leva os peregrinos pela Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, seguindo até à Loca do Cabeço e monumento dos Valinhos, com os fiéis a serem também convidados a visitar o Poço do Arneiro e a casa de Francisco e Jacinta.

Os itinerários estão disponíveis em papel, em sete idiomas – português, espanhol, italiano, francês, alemão, polaco e inglês -, de forma gratuita, informou hoje o Santuário.

Fátima está a registar um gradual regresso dos peregrinos, depois das limitações originadas pela pandemia de covid-19 desde Março de 2020.

Leia também...

GNR resgata idosos da solidão (C/VÍDEO)

Por cada 100 pessoas com menos de 15 anos em Portugal existem – diz o Instituto Nacional de Estatística – 92 com 65 ou…

Parque dos Sonhos de Natal da Chamusca dedica dia especial à comunidade sénior

O Município da Chamusca promoveu na passada segunda-feira, dia 15 de Dezembro, uma iniciativa dedicada à comunidade sénior, integrada na programação do Parque dos…

Câmara do Cartaxo aprova nova toponímia em três freguesias do concelho

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, na reunião ordinária de 15 de Junho, após parecer da Comissão Municipal de Toponímia, designações toponímicas para arruamentos…

GNR corta acesso de manifestantes à A23

A GNR cortou o acesso à Autoestrada 23 (A23) e impediu a entrada naquela via de agricultores do Oeste e Ribatejo que queriam bloquear…