Foto do arquivo

A Alpiagra, feira agrícola e comercial de Alpiarça, no distrito de Santarém, vai decorrer a partir de sábado e até 25 de Agosto, centrada na “valorização do território” e na “produtividade agrícola”, divulgou hoje o município.

Sob o mote “Sinta o Ribatejo”, a feira estará focada “na valorização do território, no potencial foco de oportunidades de negócio e na produtividade agrícola diferenciada da região, não esquecendo a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura”, explica o município, numa nota de imprensa.

A inauguração da feira está marcada para as 18h00 de sábado, depois do tradicional cortejo das vindimas, uma recriação da cultura e das tradições de Alpiarça “que este ano permitirá a participação de todos os munícipes, contando com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos”, lê-se na nota.

O cartaz musical deste ano é composto por vários artistas nacionais e internacionais como Nuno Ribeiro, PSX – P’ra sempre Xutos, The Great Vinegar, David Antunes, Piruka, Richie Campbell e D.A.M.A.

A iniciativa contará ainda com o Palco Tasquinhas, que irá receber atuações musicais e promover a participação das coletividades e associações da concelho, além do “Espaço Jovem feel”, um espaço ‘after night’, que abrirá depois dos concertos do palco principal, com DJ’s, animação e festas temáticas.

A feira terá também um espaço gastronómico dedicado à promoção dos tradicionais “Sabores de Alpiarça”, com a presença de restaurantes e tasquinhas locais, que irão realizar demonstrações e ações gastronómicas. 

Pela primeira vez decorrerá ainda um salão de veículos elétricos e híbridos, no Pavilhão Comercial e Empresarial, com o objetivo de colocar Alpiarça “como um dos concelhos pioneiros em medidas de proteção ambiental e de mobilidade sustentável”.

O vinho estará também em destaque, com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém.

Serão igualmente revelados os vencedores do Concurso do Melhor Melão e Melancia de 2024, que se realizou em Julho, no Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, e que distingue os melhores productores de melão e melancia da região.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…