A Feira do Cavalo e de São Martinho, na Golegã, introduziu este ano regras que visam o bem-estar animal e garantir a segurança e a tranquilidade das pessoas, disse à Lusa o presidente do município.

José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal da Golegã, disse que as regras introduzidas este ano no certame – como a retirada de animais que apresentem sinais contrários ao seu bem-estar e a proibição de circulação a cavalo ou com carros de cavalos entre as 02:00 e as 07:00 – “foram muito bem acolhidas” no fim de semana que serviu de “aperitivo” à feira.

A decorrer até domingo nesta vila do distrito de Santarém, o certame, que alia à centenária (desde 1571) Feira de São Martinho, a 43.ª Feira Nacional do Cavalo e a 20.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano, atrai milhares de pessoas, muitas delas do estrangeiro, salientando Veiga Maltez a “surpresa” com o elevado número de espanhóis e franceses presentes no primeiro fim de semana do evento.

O autarca sublinhou a forma como os habitantes e detentores de segundas habitações, bem como “todos aqueles que amam os cavalos”, saudaram a interdição da circulação de cavalos ou de carros de cavalos entre as 02:00 e as 07:00, medida que visa “protecção à fadiga animal” e “evitar atitudes que ponham em causa a dignidade do importante acontecimento”.

Veiga Maltez destacou na edição deste ano a participação de “grande parte dos cavaleiros tauromáquicos” do país, que se quiseram juntar ao certame e que irão participar num “passeio” a partir das 18:00 de quinta-feira na manga do recinto, no Largo da Feira.

O desfile acontecerá depois do 58.º Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e do XX Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano, no “dia mais importante para os criadores”, realizando-se à noite um espectáculo equestre pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, destacou.

Para o autarca, a Feira da Golegã já “não tem nada para inventar”, sendo preocupação “preservar a tradição e o legado” deixado pelos antepassados, num evento que “tem quase 500 anos” e que se distingue pela ambiência que cria na pequena vila, com a circulação incessante de cavalos pelas ruas, o desfile de cavaleiros e amazonas na manga do Largo do Arneiro, o cheiro a castanhas assadas e a presença de criadores e de vendedores de todo o tipo de produtos ligados ao sector.

Na terça-feira, o certame recebe provas do Concurso de Dressage Nacional, no Hippos Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres, decorrendo no Largo do Arneiro e no Picadeiro Lusitanus o V Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação.

As provas prosseguem quarta-feira, em vários espaços da vila, realizando-se, à noite, no Largo do Arneiro, a prova livre com música do Troféu Marquês de Marialva – Concurso de Dressage Nacional.

Para sexta-feira estão agendadas as finais do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Ensino e do Campeonato Combinado de Maratona – 1.ª Mão, a apresentação do Pónei da Terceira e, à noite, o espectáculo equestre do Centro Equestre da Lezíria Grande.

A partida para o concurso de Resistência Equestre está marcada para as 08:00 de sábado, no Largo do Arneiro, decorrendo de manhã as finais do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Maneabilidade e do Campeonato Combinado de Maratona – 2.ª Mão e, à tarde, a final e cerimónia de entrega de prémios da Feira de São Martinho, XLIII Feira Nacional do Cavalo e da XX Feira Internacional do Cavalo Lusitano – Campeões da Raça Lusitana.

Sábado à tarde, além das meias finais do Torneio Ibérico de Horseball, serão apresentados o livro “A Inglesa e o Marialva – Um amor na Arena”, de Clara Macedo Cabral, e a Associação do Cavalo de Raça Anglo-Árabe, realizando-se à noite o “reconhecimento e agradecimento às equipas portuguesas presentes nos Jogos Equestres Mundiais” e as “cavalhadas”, prova de perícia e destreza.

A manhã do dia de São Martinho será marcada pelo cortejo e bênção dos Romeiros de São Martinho, realizando-se à tarde as finais do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Velocidade e do Torneio Ibérico de Horseball.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…