O Gabinete de Responsabilidade Social, do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) organizou a primeira edição da “Feira da Responsabilidade Social”, na terça-feira, 25 de Novembro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Santarém
A sessão de abertura teve inicio às 10 horas e contou com a participação de Teresa Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro do Desenvolvimento Social, de João Moutão, Presidente do IPSantarém, de Gonçalo Gil, Diretor Executivo do ORSIES, e de Edite Duarte, Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social do IPSantarém.
Na sua intervenção, Teresa Ferreira começou por expressar a sua alegria ao entrar no Auditório, ao afirmar que viu “uma sala cheia de pessoas motivadas”.
“O IPSantarém tem assumido e dinamizado um apoio social que de facto merece nota e o nosso reconhecimento. Porque todos nós ouvimos de instituições públicas e de empresas privadas, aquele jargão da responsabilidade social, que todos gostam de ter, mas que depois na prática não se traduz. E, portanto, aqui há efetivamente uma tradução, um aproximar da comunidade, o envolvimento dos parceiros, a quantidade de instituições reconhecidas no concelho que têm vontade de estar presentes, neste primeiro evento”, referiu.
A vereadora da CMS destacou também a necessidade de ter cada vez mais respostas sociais adequadas.
“A população é carenciada e enfrentamos problemas relacionados com a migração e com a idade. Temos uma população cada vez mais idosa e temos muitas pessoas em situação vulnerável, carenciadas”, afirmou Teresa Ferreira que apelou ainda à união entre parceiros.
“O Município de Santarém estará sempre disponível para apoiar e na medida das nossas possibilidades ajudar todas as instituições do setor social, porque é um trabalho digno”, assegurou.
Teresa Ferreira apontou ainda como muito oportunos os temas escolhidos para debate como o fenómeno da migração e da literacia financeira pela “quantidade de migrantes que estão a chegar”.
“Temos que falar da literacia financeira, mesmo na ação social, porque é fundamental, visto que todos nós temos contas para gerir e temos que conseguir chegar ao fim do mês com possibilidade de assumir os nossos compromissos”, destacou.
Para terminar, a vereadora deixou os parabéns ao IPSantarém e os votos para que iniciativa seja um dia de partilha e de troca de experiências.
“Só em rede e dando muito de todos nós, é que conseguimos efetivamente chegar a quem mais de nós precisa e são muitos”, concluiu.
O Município de Santarém esteve representado no certame com o projeto “Banco Local de Voluntariado”, que visa promover e sensibilizar as pessoas para uma cidadania ativa e solidária para com o próximo, participando, de uma forma livre e organizada, na resolução dos problemas que afetem a sociedade em geral.







