O empresário Luís Pires dos Santos já anunciou a composição dos cartéis das duas corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus, no Coliseu de Elvas, nos próximos dias 23 e 29 de Setembro, com as quais se pretende homenagear a memória de duas eternas personalidades locais, o Comendador Rui Nabeiro e o cavaleiro Joaquim Bastinhas.

Na primeira corrida, no sábado, 23 de Setembro, Marcos Bastinhas lida em solitário seis toiros de distintas ganadarias em noite de homenagem à memória do seu avô, o saudoso Comendador Rui Azinhais Nabeiro. Os toiros pertencem às ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vale Sorraia, Passanha, Canas Vigouroux e Francisco Romão Tenório – e o cavaleiro sobressalente será António Prates. As pegas estarão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de São Manços, de Arronches e Académicos de Elvas.

Na segunda corrida, na sexta-feira, 29 de Setembro, presta-se homenagem à memória de Joaquim Bastinhas, sendo inaugurada defronte do Coliseu a estátua que perpetuará para todo o sempre a sua figura ímpar e inesquecível.

Lidam-se, a duo, seis toiros da ganadaria Passanha e actuam doze cavaleiros: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles (Filho); Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; Marcos Bastinhas e Francisco Palha. As pegas estarão nesta noite a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Leia também...

Atleta do Clube de Natação de Torres Novas em representação da seleção nacional de triatlo

Gustavo do Canto, atleta júnior do Clube de Natação de Torres Novas, esteve mais uma vez em representação da seleção nacional de triatlo, e…

Pelo São Martinho vai à adega e prova o vinho…

Longe vão os tempos em que se dizia que o vinho dava de comer a um milhão de portugueses, e outras são, na actualidade,…

Festival Vapor leva espírito ‘steampunk’ ao Museu Nacional Ferroviário

O Festival Vapor, organizado pela Câmara do Entroncamento e pelo Museu Nacional Ferroviário, regressa entre 12 a 14 de setembro com um programa de…

Matos Gomes foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever sobre a Guerra Colonial

O coronel Carlos Matos Gomes, que morreu hoje em Lisboa, aos 78 anos, foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever…