O empresário Luís Pires dos Santos já anunciou a composição dos cartéis das duas corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus, no Coliseu de Elvas, nos próximos dias 23 e 29 de Setembro, com as quais se pretende homenagear a memória de duas eternas personalidades locais, o Comendador Rui Nabeiro e o cavaleiro Joaquim Bastinhas.

Na primeira corrida, no sábado, 23 de Setembro, Marcos Bastinhas lida em solitário seis toiros de distintas ganadarias em noite de homenagem à memória do seu avô, o saudoso Comendador Rui Azinhais Nabeiro. Os toiros pertencem às ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vale Sorraia, Passanha, Canas Vigouroux e Francisco Romão Tenório – e o cavaleiro sobressalente será António Prates. As pegas estarão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de São Manços, de Arronches e Académicos de Elvas.

Na segunda corrida, na sexta-feira, 29 de Setembro, presta-se homenagem à memória de Joaquim Bastinhas, sendo inaugurada defronte do Coliseu a estátua que perpetuará para todo o sempre a sua figura ímpar e inesquecível.

Lidam-se, a duo, seis toiros da ganadaria Passanha e actuam doze cavaleiros: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles (Filho); Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; Marcos Bastinhas e Francisco Palha. As pegas estarão nesta noite a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Leia também...

“Caminhos da Pedra” passa pelo Sardoal com música, teatro e percursos artísticos

O terceiro momento do projecto Caminhos do Médio Tejo 2018 – “Caminhos da Pedra” – passa pelo Sardoal em dois fins-de-semana, de 12 a…

Avaria leva Canadair a amarar no Lago Azul

A praia fluvial do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, está interdita na sequência de um avião de combate a incêndios ter tido a…

‘XI Gala Tejo’ adiada pela segunda vez e agora para Outubro

A ‘XI Gala Tejo’, evento que premeia o sector vínico e a gastronomia na relação com os Vinhos do Tejo, esteve marcada para dia…

…e que despertam curiosidade e sentimentos… Por Cândido Azevedo

Com o conjunto de crónicas que aqui quinzenalmente coloco e que chamei de “memórias não notórias”, procuro abordar pequenos factos, memórias ou curiosidades, algo…