Fernando Rosas, professor emérito da Universidade Nova de Lisboa vai estar em Santarém no próximo sábado, dia 8 de Julho, para uma palestra sobre a ‘A Crise do Liberalismo Monárquico e o Advento da I República’, às 16 horas, no auditório da Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral. Trata-se da última palestra integrada no Ciclo de Conferências Anselmo Braamcamp Freire.

Fernando Rosas é professor catedrático jubilado de História Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de História Contemporânea/Nova de que foi fundador e presidente até 2011. Autor de larga bibliografia referente à História dos séculos XIX e XX de Portugal e da Europa e à História do Estado Novo em particular. Entre os livros mais recentes publicados, refiram-se: ‘Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar’ (2013);’A Primeira República’ (1910/1926); ‘Como Venceu e Porque se Perdeu’ (2018); ‘Salazar e os Fascismos’ (2019); ‘O Século XX Português (coord.)’, (2020) e ‘Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich (coord.)’, (2021).

Leia também...

“O Estado deverá proteger os trabalhadores das artes e da cultura com a dignidade que se exige”

Entrevista a Hélder Bruno Martins, compositor, pianista e musicólogo Que impactos está a ter a pandemia no seu trabalho? Ao nível da minha actividade…

Jardim das Letras no Cartaxo recebe concerto de jazz

Na noite de dia 8 de Junho, sexta-feira, a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita vai abrir o seu jardim a um concerto de jazz. Marcado…

Museu Diocesano de Santarém reabre com medidas de segurança

O Museu Diocesano de Santarém (MDS) reabriu hoje ao público, cumprindo as determinações da Direção-Geral da Saúde, sendo o Dia Internacional dos Museus assinalado…

Planos mostra 30 curtas-metragens no cineteatro Paraíso em Tomar

A quarta edição do Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar vai mostrar, de sexta-feira a domingo, no cineteatro Paraíso, 30 curtas-metragens, selecionadas…