A popular Tertúlia Tauromáquica “Festa Brava”, domiciliada em Azambuja, promoveu no passado dia 8 de novembro, uma grande jornada de afición e de amizade, organizando um colóquio de balanço da temporada, proporcionando curiosas reflexões e momentos de verdadeira partilha entre os aficionados.

Seguiu-se uma visita ao Museu Manuel dos Santos, onde a família do memorável toureiro e empresário de eleição a todos recebeu com a dignidade, a simpatia e o calor humano que tão bem definem aquele espaço de memória e distinção.

Mais uma agradável jornada que deixa já no ar a expectativa para o dia 21 de Novembro, na Oficina dos Sabores, em Aveiras de Cima, onde os triunfadores da temporada serão distinguidos com os respectivos troféus.

Os dirigentes da prestigiada Tertúlia “Festa Brava” elegeram e anunciaram na Feira da Golegã, aqueles que, na sua opinião, foram os grandes triunfadores da temporada. Os cavaleiros Tristão Ribeiro Telles e Duarte Fernandes (praticante), o matador “Morante de la Puebla”, o novilheiro Tomás Bastos, o bandarilheiro Joaquim de Oliveira, o forcado Miguel Faria (GFA de Vila Franca) e o próprio Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. 

Quanto a toiros, a ganadaria Conde de Murça, orientada pelo picador Simão Neves, foi eleita a melhor da temporada, e o toiro “Isento”, da ganadaria Lima Cabral, foi considerado o melhor toiro da temporada.

Serão ainda distinguidos o campino José Manuel Dias, D. Maria José García, com o Troféu “Rui Casqueiro Haderer”, o Grupo de Forcados Amadores de São Manços, com o Troféu “Carreira e Distinção”, e António Pedro Corça, com o Troféu “Aficionado”.

Foram também anunciadas duas Menções Honrosas, ao bandarilheiro João José Pedro e à Família de Manuel dos Santos.

Leia também...

“S. Pedro aficionado” trouxe o sol à Praça Maior na apresentação da temporada

A Associação “Praça Maior” apresentou oficialmente na manhã deste sábado, dia 25 de Janeiro, a temporada de 2020 na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém…

As migrações sazonais no Ribatejo

Um dos temas mais aliciantes na investigação antropológica prende-se com a influência resultante dos contactos entre pessoas de diferentes comunidades e até de distintas…

Olhos postos no futuro, sem esquecer o passado!

Vivemos tão apressadamente e com o olhar tão focado no futuro que até nos esquecemos do passado e, muitas vezes, nem vivemos com a…

Faleceu José Dias “Tinoca”

Na passada segunda-feira, dia 23 de Dezembro, faleceu vítima de doença prolongada o sempre lembrado bandarilheiro José Dias “Tinoca”, que foi um dos mais…